sicnot

Perfil

Mundo

Aung San Suu Kyi homenageia o pai, herói da independência da Birmânia

A Nobel da Paz brimanesa Aung San Suu Kyi homenageou hoje o seu pai, herói da independência do país, numa cerimónia em que pela primeira vez participou o líder do exército, numa rara demonstração de unidade nacional.

Arquivo

Arquivo

© Athit Perawongmetha / Reuters

Aos 71 anos, Aung San Suu Kyi, a primeira civil a liderar um governo na Birmânia em décadas, colocou uma coroa de flores no mausoléu dedicado ao seu pai, general Aung San, e a outros oito assassinados em 1947 durante a luta para ganhar a independência da Grã-Bretanha.

Um cordão de segurança foi instalado à volta do local, na cidade de Rangum, enquanto a multidão se reunia no exterior para celebrar os líderes mortos.

"Viemos homenagear os nossos mártires que se sacrificaram por nós. Nunca esqueceremos o dia 19 de julho. Também apoiamos a 'mãe' Suu", disse Tun Tun, estudante universitário de 21 anos, à AFP.

Suu Kyi, que enquanto prisioneira política sob o regime da junta militar foi durante anos impedida de celebrar esta data, foi hoje acompanhada nas comemorações pelo líder do exército, Min Aung Hlaing.

O partido de Suu Kyi (Liga Nacional para a Democracia) ganhou as eleições de novembro na Birmânia, naquelas que foram as primeiras eleições livres no país em mais de 25 anos.

A última junta militar cedeu em 2011 o poder a um Governo encabeçado pelo general Thein Sein, que iniciou uma série de reformas políticas e económicas premiadas com o levantamento de sanções por parte da União Europeia e dos Estados Unidos.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.