sicnot

Perfil

Mundo

Aung San Suu Kyi homenageia o pai, herói da independência da Birmânia

A Nobel da Paz brimanesa Aung San Suu Kyi homenageou hoje o seu pai, herói da independência do país, numa cerimónia em que pela primeira vez participou o líder do exército, numa rara demonstração de unidade nacional.

Arquivo

Arquivo

© Athit Perawongmetha / Reuters

Aos 71 anos, Aung San Suu Kyi, a primeira civil a liderar um governo na Birmânia em décadas, colocou uma coroa de flores no mausoléu dedicado ao seu pai, general Aung San, e a outros oito assassinados em 1947 durante a luta para ganhar a independência da Grã-Bretanha.

Um cordão de segurança foi instalado à volta do local, na cidade de Rangum, enquanto a multidão se reunia no exterior para celebrar os líderes mortos.

"Viemos homenagear os nossos mártires que se sacrificaram por nós. Nunca esqueceremos o dia 19 de julho. Também apoiamos a 'mãe' Suu", disse Tun Tun, estudante universitário de 21 anos, à AFP.

Suu Kyi, que enquanto prisioneira política sob o regime da junta militar foi durante anos impedida de celebrar esta data, foi hoje acompanhada nas comemorações pelo líder do exército, Min Aung Hlaing.

O partido de Suu Kyi (Liga Nacional para a Democracia) ganhou as eleições de novembro na Birmânia, naquelas que foram as primeiras eleições livres no país em mais de 25 anos.

A última junta militar cedeu em 2011 o poder a um Governo encabeçado pelo general Thein Sein, que iniciou uma série de reformas políticas e económicas premiadas com o levantamento de sanções por parte da União Europeia e dos Estados Unidos.

Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi o deputado eleito pelo círculo de Braga. Agora vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Esta saída pode colocar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.