sicnot

Perfil

Mundo

Aung San Suu Kyi homenageia o pai, herói da independência da Birmânia

A Nobel da Paz brimanesa Aung San Suu Kyi homenageou hoje o seu pai, herói da independência do país, numa cerimónia em que pela primeira vez participou o líder do exército, numa rara demonstração de unidade nacional.

Arquivo

Arquivo

© Athit Perawongmetha / Reuters

Aos 71 anos, Aung San Suu Kyi, a primeira civil a liderar um governo na Birmânia em décadas, colocou uma coroa de flores no mausoléu dedicado ao seu pai, general Aung San, e a outros oito assassinados em 1947 durante a luta para ganhar a independência da Grã-Bretanha.

Um cordão de segurança foi instalado à volta do local, na cidade de Rangum, enquanto a multidão se reunia no exterior para celebrar os líderes mortos.

"Viemos homenagear os nossos mártires que se sacrificaram por nós. Nunca esqueceremos o dia 19 de julho. Também apoiamos a 'mãe' Suu", disse Tun Tun, estudante universitário de 21 anos, à AFP.

Suu Kyi, que enquanto prisioneira política sob o regime da junta militar foi durante anos impedida de celebrar esta data, foi hoje acompanhada nas comemorações pelo líder do exército, Min Aung Hlaing.

O partido de Suu Kyi (Liga Nacional para a Democracia) ganhou as eleições de novembro na Birmânia, naquelas que foram as primeiras eleições livres no país em mais de 25 anos.

A última junta militar cedeu em 2011 o poder a um Governo encabeçado pelo general Thein Sein, que iniciou uma série de reformas políticas e económicas premiadas com o levantamento de sanções por parte da União Europeia e dos Estados Unidos.

Lusa

  • Negócios do Fogo
    22:00
  • Direção da Raríssimas na Madeira demitiu-se em setembro
    1:58

    País

    Três representantes da Raríssimas na ilha da Madeira demitiram-se, em setembro, de costas voltas para a direção. A delegação da instituição na ilha começou em 2015 e fechou com as três demissões. Em entrevista à SIC, uma das antigas delegadas afirmou que todos os fundos angariados foram para a sede, em Lisboa, ficando depois sem dinheiro para pagar as despesas.

  • Deputado do PSD recusa vice-presidência da Raríssimas
    1:58

    País

    Nas reações políticas ao caso da Raríssimas, o PSD e CDS dizem que é preciso acionar todos os mecanismos legais apropriados para averiguar a situação. O deputado social-democrata, Ricardo Baptista Leite, que tinha sido convidado recentemente para vice-presidente da instituição, diz que já não há condições para tomar posse.

  • Turistas aproveitam nevão na Serra da Estrela
    1:23
  • Fortes nevões no norte da Europa
    0:59
  • Dezenas de feridos em protestos contra decisão de Trump em Israel
    1:55
  • A brincadeira de um youtuber que podia ter acabado mal

    Mundo

    Um jovem youtuber inglês enfiou a cabeça num saco de plástico, prendeu-a na parte interna de um microondas e encheu depois o eletrodoméstico com cimento. A brincadeira, que podia ter acabado de forma trágica, deixou o jovem completamente preso e obrigou à intervenção dos serviços de emergência.

    SIC

  • "Popeye" russo pode ter que amputar braços

    Mundo

    Um jovem russo injetou um óleo no corpo para conseguir ter músculos, mais propriamente nos seus braços, que já cresceram cerca de 25 centímetros. Contudo, segundo um médico, o procedimento pode levar à necessidade de amputação, deixando o jovem sem os membros.