sicnot

Perfil

Mundo

Aung San Suu Kyi homenageia o pai, herói da independência da Birmânia

A Nobel da Paz brimanesa Aung San Suu Kyi homenageou hoje o seu pai, herói da independência do país, numa cerimónia em que pela primeira vez participou o líder do exército, numa rara demonstração de unidade nacional.

Arquivo

Arquivo

© Athit Perawongmetha / Reuters

Aos 71 anos, Aung San Suu Kyi, a primeira civil a liderar um governo na Birmânia em décadas, colocou uma coroa de flores no mausoléu dedicado ao seu pai, general Aung San, e a outros oito assassinados em 1947 durante a luta para ganhar a independência da Grã-Bretanha.

Um cordão de segurança foi instalado à volta do local, na cidade de Rangum, enquanto a multidão se reunia no exterior para celebrar os líderes mortos.

"Viemos homenagear os nossos mártires que se sacrificaram por nós. Nunca esqueceremos o dia 19 de julho. Também apoiamos a 'mãe' Suu", disse Tun Tun, estudante universitário de 21 anos, à AFP.

Suu Kyi, que enquanto prisioneira política sob o regime da junta militar foi durante anos impedida de celebrar esta data, foi hoje acompanhada nas comemorações pelo líder do exército, Min Aung Hlaing.

O partido de Suu Kyi (Liga Nacional para a Democracia) ganhou as eleições de novembro na Birmânia, naquelas que foram as primeiras eleições livres no país em mais de 25 anos.

A última junta militar cedeu em 2011 o poder a um Governo encabeçado pelo general Thein Sein, que iniciou uma série de reformas políticas e económicas premiadas com o levantamento de sanções por parte da União Europeia e dos Estados Unidos.

Lusa

  • Turistas chegam a esperar 2 horas no controlo de passaporte do Aeroporto de Lisboa
    2:35

    País

    Chegar ao Aeroporto de Lisboa pode ser uma dor de cabeça para centenas de passageiros. A espera para o controlo de passaporte chegou a ultrapassar as duas horas nos meses de fevereiro e março. Manuela Niza, do Sindicato dos Funcionários do Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, diz que têm sido contratados inspetores que depois são desviados para outros serviços.

  • Hasta pública de madeira ardida rendeu 2,85 milhões de euros

    País

    Mais de meia centena de lotes de madeira ardida proveniente de matas nacionais e perímetros florestais geridos pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) foram esta quinta-feira vendidos por 2,85 milhões de euros, numa hasta pública em Viseu.

  • "Dinheiro gasto em contentores dava para construir outro hospital" no Porto
    1:40

    País

    A bastonária dos Enfermeiros pede uma investigação aos contratos de contentores no Hospital de São João, no Porto. Ana Rita Cavaco diz que os "milhares de euros" já gastos na contratação e manutenção dos contentores da Pediatria e outros serviços do centro Hospitalar de São João davam para construir um novo hospital. E levanta ainda a suspeita sobre a empresa contratada.