sicnot

Perfil

Mundo

Aung San Suu Kyi homenageia o pai, herói da independência da Birmânia

A Nobel da Paz brimanesa Aung San Suu Kyi homenageou hoje o seu pai, herói da independência do país, numa cerimónia em que pela primeira vez participou o líder do exército, numa rara demonstração de unidade nacional.

Arquivo

Arquivo

© Athit Perawongmetha / Reuters

Aos 71 anos, Aung San Suu Kyi, a primeira civil a liderar um governo na Birmânia em décadas, colocou uma coroa de flores no mausoléu dedicado ao seu pai, general Aung San, e a outros oito assassinados em 1947 durante a luta para ganhar a independência da Grã-Bretanha.

Um cordão de segurança foi instalado à volta do local, na cidade de Rangum, enquanto a multidão se reunia no exterior para celebrar os líderes mortos.

"Viemos homenagear os nossos mártires que se sacrificaram por nós. Nunca esqueceremos o dia 19 de julho. Também apoiamos a 'mãe' Suu", disse Tun Tun, estudante universitário de 21 anos, à AFP.

Suu Kyi, que enquanto prisioneira política sob o regime da junta militar foi durante anos impedida de celebrar esta data, foi hoje acompanhada nas comemorações pelo líder do exército, Min Aung Hlaing.

O partido de Suu Kyi (Liga Nacional para a Democracia) ganhou as eleições de novembro na Birmânia, naquelas que foram as primeiras eleições livres no país em mais de 25 anos.

A última junta militar cedeu em 2011 o poder a um Governo encabeçado pelo general Thein Sein, que iniciou uma série de reformas políticas e económicas premiadas com o levantamento de sanções por parte da União Europeia e dos Estados Unidos.

Lusa

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente, reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do seu 22.º aniversário. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, se não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.