sicnot

Perfil

Mundo

Imagens mostram momentos de pânico entre civis em Ancara

Imagens mostram momentos de pânico entre civis em Ancara

Depois do golpe de Estado falhado na Turquia, começaram a aparecer nas redes sociais imagens de quem viveu os momentos de tensão em Ancara.

No vídeo amador que pode ver em cima, é possível ouvir vários disparos em rajada. Nas ruas, as pessoas tentam proteger-se como podem, atrás de carros ou de outros obstáculos.

Centenas de civis acabaram por morrer, atingidos pelos disparos.

As imagens, que começaram a passar no Twitter, foram depois disponibilizadas à agência Reuters, por um oficial ligado ao poder local de Ancara.

  • Erdogan acusa mentores do golpe de serem seguidores de Fethullah Gülen
    1:57

    Mundo

    O golpe de Estado falhado na Turquia foi organizado por um grupo autodenominado "Movimento para a Paz na Nação". Defende mais respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades. É inspirado pelo clérigo Fethullah Gülen exilado nos Estados Unidos e acusado de traição. As organizações próximas a Gülen já negaram qualquer ligação ao golpe, mas o Presidente Erdogan atribui-lhes a culpa.

  • A cronologia de um golpe de Estado falhado
    3:14

    Mundo

    A tentativa de golpe de Estado na Turquia começou por volta das oito e meia da noite, hora de lisboa. As forças fiéis ao Presidente turco conseguiram controlar os revoltosos ao fim de duas horas, e depois de violentos confrontos. Num gesto invulgar, a população veio para as ruas para tentar conter o golpe de Estado.

  • Hospitais vão ser penalizados se não cumprirem tempos de espera
    2:37

    País

    O Ministério da Saúde vai penalizar os hospitais que não cumprem os tempos de espera nas urgências e que tenham taxas elevadas de cesarianas. O novo modelo de financiamento prevê ainda linhas de financiamento próprio para a obesidade e rastreios do cancro do cólon e do colo do útero.

  • Assédio, até onde vai a tolerância?
    35:26