sicnot

Perfil

Mundo

Imagens mostram momentos de pânico entre civis em Ancara

Imagens mostram momentos de pânico entre civis em Ancara

Depois do golpe de Estado falhado na Turquia, começaram a aparecer nas redes sociais imagens de quem viveu os momentos de tensão em Ancara.

No vídeo amador que pode ver em cima, é possível ouvir vários disparos em rajada. Nas ruas, as pessoas tentam proteger-se como podem, atrás de carros ou de outros obstáculos.

Centenas de civis acabaram por morrer, atingidos pelos disparos.

As imagens, que começaram a passar no Twitter, foram depois disponibilizadas à agência Reuters, por um oficial ligado ao poder local de Ancara.

  • Erdogan acusa mentores do golpe de serem seguidores de Fethullah Gülen
    1:57

    Mundo

    O golpe de Estado falhado na Turquia foi organizado por um grupo autodenominado "Movimento para a Paz na Nação". Defende mais respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades. É inspirado pelo clérigo Fethullah Gülen exilado nos Estados Unidos e acusado de traição. As organizações próximas a Gülen já negaram qualquer ligação ao golpe, mas o Presidente Erdogan atribui-lhes a culpa.

  • A cronologia de um golpe de Estado falhado
    3:14

    Mundo

    A tentativa de golpe de Estado na Turquia começou por volta das oito e meia da noite, hora de lisboa. As forças fiéis ao Presidente turco conseguiram controlar os revoltosos ao fim de duas horas, e depois de violentos confrontos. Num gesto invulgar, a população veio para as ruas para tentar conter o golpe de Estado.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.