sicnot

Perfil

Mundo

Manuel Valls diz que radical detido em março planeava ataque ao europeu de futebol

O alegado radical islâmico Reda Kriket detido em março, nos arredores de Paris, tinha "provavelmente" planos para realizar um ataque durante o campeonato europeu de futebol, disse hoje aos deputados o primeiro-ministro francês, Manuel Valls.

© Benoit Tessier / Reuters

Esta é a primeira vez que, oficialmente, é referido o alvo do francês, de 34 anos, detido em março e que segundo as autoridades tinha como objetivo fazer um ataque de "grande amplitude".

"Desde 2012, 16 ataques foram frustrados. Em particular quando foi detido em março uma pessoa que tinha em casa um arsenal, incluindo explosivos, que tinha na mira o campeonato europeu de futebol", disse Manuel Valls, durante um discurso sobre o prolongamento do estado de emergência.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro tinha já afirmado que o ataque "extremamente letal" tinha sido frustrado antes do campeonato europeu de futebol, que decorreu em França.

Na quinta-feira, um ataque em Nice com um camião que atropelou pessoas durante dois quilómetros provocou 84 mortes.

Hoje, Manuel Valls reafirmou que o país pode esperar mais ataques e mortes e que vai ter de "aprender a viver com isso".

"Mesmo que estas palavras sejam difíceis de dizer, é a minha função fazê-lo: Vão haver outros ataques e outras pessoas inocentes vão ser mortas", afirmou o primeiro-ministro aos deputados.

Lusa

  • Barco naufraga no Brasil, pelo menos sete mortos

    Mundo

    Uma embarcação com cerca de 70 pessoas a bordo naufragou na terça-feira no rio Xingú, no estado brasileiro do Pará. Pelo menos 25 pessoas foram resgatadas com vida, há sete mortos confirmados.

    Em atualização

  • Enfermeiros especialistas em saúde materna retomam protesto 

    País

    Os enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia voltam quinta-feira de manhã a interromper as funções especializadas, o que pode afetar blocos de parto e maternidades. Queixam-se de "falta de resposta política adequada" e "ausência de acordos sérios".

  • Cristas vaiada em bairro de Chelas
    1:44

    Autárquicas 2017

    Assunção Cristas promete mudanças na Gebalis, a empresa municipal que gere os bairros sociais em Lisboa. Esta manhã, a candidata do CDS à câmara visitou um bairro de Chelas, onde foi vaiada por alguns populares.

  • Prestação da casa aumenta pela primeira vez desde 2014
    1:17

    Economia

    Pela primeira vez em três anos, as taxas de juro do crédito à habitação, estão a subir. A subida é de apenas 1 euro, mas é a primeira desde 2014, depois de em maio deste ano ter estabilizado e em junho ter descido. A justificação para este aumento é a evolução das taxas euribor.

  • "Em vez de ajudarem, estavam a tirar fotos dela a morrer"
    1:13
  • Criança irrequieta domina noticiário britânico
    1:19