sicnot

Perfil

Mundo

Melania Trump garante ter escrito discurso quase sem ajuda

Horas antes de ter discursado na Convenção Republicana, na qual é acusada de plágio, Melania Trump afirmou que escreveu o discurso "praticamente sem ajuda".

Reuters

"Li-o uma vez, e isso foi porque o escrevi com o mínimo de ajuda possível", declarou a mulher de Donald Trump ao repórter Matt Lauer, a bordo do avião do casal.

Melania é alvo de acusações de plágio, pelas semelhanças do seu discurso com o de Michelle Obama na convenção democrata de 2008, ano em que Barack foi eleito.

"Os meus pais incutiram-me os valores: que é preciso trabalhar muito para alcançarmos o que queremos na vida. Que a nossa palavra é o nosso vínculo e que temos de agir de acordo com o que dizemos e que mantemos as nossas promessas”, declarou Melania este sábado, na Convenção Republicana. Anos antes, em 2008, dizia Michele Obama:

"O Barack e eu crescemos com muitos valores iguais: que temos de trabalhar muito pelo que queremos na vida; que a nossa palavra é o nosso vínculo e que temos de fazer aquilo que dizemos que vamos fazer; que temos de tratar as pessoas com dignidade e respeito, mesmo se não as conhecermos, e mesmo que não concordemos com elas.”

Confrontada com as semelhanças, a campanha de Trump não respondeu às acusações de plágio e declarou em comunicado:

"A equipa de Melania tomou notas sobre as inspirações da sua vida e nalgumas partes incluiu fragmentos que refletem o seu próprio pensamento".

  • PSD está a "perder terreno" na escolha de candidato a Lisboa
    1:46

    País

    Quem o diz é Luís Marques Mendes: o PSD perde na demora da escolha de um candidato para a Câmara de Lisboa. O líder Passos Coelho rejeita apoiar a candidatura de Assunção Cristas e garante que o partido vai ter um candidato próprio. Segundo o comentador da SIC, o último convite foi dirigido a José Eduardo Moniz.

  • Motim em prisão brasileira fez pelo menos 30 mortos
    1:09

    Mundo

    Um novo motim numa prisão brasileira fez pelo menos 30 mortos. A prisão, que é a maior do Estado do Rio Grande do Norte, tem capacidade para 600 reclusos mas acolhe quase o dobro. Após o motim de 14 horas, a polícia já tem o controlo total da prisão.

  • Aqui também se vive
    16:07
  • Austrália condena Japão por caça de baleias no Oceano Antártico

    Mundo

    O Governo da Austrália condenou hoje o Japão por retomar a caça de baleias no Oceano Antártico, após a divulgação de imagens de um cetáceo morto a bordo de um barco japonês que se encontrava em águas protegidas.O ministro do Ambiente, Josh Frydenberg, manifestou "profunda deceção", um dia depois de a organização Sea Shepherd divulgar fotografias e vídeos de uma baleia minke no barco japonês Nisshin Maru.