sicnot

Perfil

Mundo

Sismo de 5,0 na escala de Richter atinge o Japão

Um sismo de magnitude 5,0 na escala de Richter atingiu hoje várias províncias do centro do Japão, incluindo a cidade de Tóquio, mas não foi emitido um alerta de tsunami e nem foram relatados danos maiores.

© David Moir / Reuters

O tremor ocorreu às 07:25 locais de hoje (23:25 de terça-feira em Lisboa) a cerca de 50 quilómetros de profundidade e com epicentro na província de Ibaraki, segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA).

O terramoto foi particularmente sentido naquela província, atingindo o nível de intensidade quatro na escala japonesa, cujo máximo é sete.

O tremor também foi sentido na região metropolitana de Tóquio, que chegou a registar o nível três na escala japonesa.

O Japão localiza-se no chamado Anel de Fogo, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo e sofre terremotos com relativa frequência, assim as infraestruturas são especialmente concebidas para resistir a tremores.

Lusa

  • Pagaram 10 libras por diamante que vale milhares

    Mundo

    Há 30 anos um comprador adquiriu um anel de diamantes de 26.27 quilates por apenas 10 libras (cerda de 11 euros) numa feira em Isleworth, no oeste Londres. O proprietário passeou durante três décadas com uma peça que valia cerca de 350.000 libras (407.000€) e não sabia. Confessa que até a usava durante as tarefas domésticas.

    SIC

  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.

  • Caçador morre esmagado por elefante

    Mundo

    Um famoso caçador morreu na sexta-feira após ser esmagado por um elefante quando estava a caçar. A morte foi confirmada pelas autoridades do Zimbabué, que adiantaram ainda que o animal foi morto por um dos caçadores do grupo de Theunis Botha.