sicnot

Perfil

Mundo

Sismo de 5,0 na escala de Richter atinge o Japão

Um sismo de magnitude 5,0 na escala de Richter atingiu hoje várias províncias do centro do Japão, incluindo a cidade de Tóquio, mas não foi emitido um alerta de tsunami e nem foram relatados danos maiores.

© David Moir / Reuters

O tremor ocorreu às 07:25 locais de hoje (23:25 de terça-feira em Lisboa) a cerca de 50 quilómetros de profundidade e com epicentro na província de Ibaraki, segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA).

O terramoto foi particularmente sentido naquela província, atingindo o nível de intensidade quatro na escala japonesa, cujo máximo é sete.

O tremor também foi sentido na região metropolitana de Tóquio, que chegou a registar o nível três na escala japonesa.

O Japão localiza-se no chamado Anel de Fogo, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo e sofre terremotos com relativa frequência, assim as infraestruturas são especialmente concebidas para resistir a tremores.

Lusa

  • Junta de Santa Maria Maior no centro de Lisboa contra despejos de idosos
    3:02
  • "Não há nenhuma meta com Bruxelas", garante Centeno no Parlamento
    0:57

    Economia

    O ministro das Finanças afirma que o Programa de Estabilidade é debatido em Lisboa e não em Bruxelas.Esta manhã, no Parlamento, Mário Centeno assegurou ainda que as metas são as mesmas com que se comprometeu no programa do Governo e garante que não há nenhuma meta acordada com Bruxelas.