sicnot

Perfil

Mundo

Tribunal paquistanês confisca bens de ex-presidente Pervez Musharraf

O tribunal paquistanês que está a julgar por alta traição o ex-presidente Pervez Musharraf, ausente do país, confiscou hoje bens e congelou contas bancárias devido às repetidas faltas durante o processo.

© Mian Kursheed / Reuters

O tribunal adiou novas sessões do processo até que o militar seja detido ou se entregue às autoridades, dois meses depois de ter declarado Musharraf fugitivo da justiça, disseram fontes judiciais ao diário paquistanês Dawn.

"De acordo com a lei, o acusado não ser julgado à revelia", afirmou o presidente do Tribunal Superior de Peshawar (noroeste), Mazhar Alam Miankel.

Pervez Musharraf saiu do Paquistão a 18 de março para tratamento médico no Dubai, prometendo regressar poucos meses depois.

A saída do militar foi possível depois de o Supremo Tribunal ter levantado a proibição de viajar imposta há três anos pelo governo paquistanês.

Musharraf, que ocupou durante quase uma década na sequência de um golpe de Estado em 1999, está a ser julgado por ter suspendido a ordem constitucional e decretar a detenção de dezenas de juízes em 2007.

Pervez Musharraf, único dos quatro ditadores militares do Paquistão que foi detido, tentou há três retomar a carreira política, quando voltou ao país para participar nas eleições gerais, mas a Justiça impediu a participação e o ex-presidente acabou por ser detido.


Lusa

  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser "derrotada como todos os outros"

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • António Guterres, "o governante mais amado desde sempre em democracia"
    2:27

    País

    António Guterres foi distinguido com o grau de honoris causa pela Universidade de Lisboa. A cerimónia decorreu esta manhã e contou com a presença do Presidente da República e do primeiro-ministro. Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que Guterres foi o governante mais amado da democracia portuguesa.