sicnot

Perfil

Mundo

Turquia cancela todas as licenças de rádio e televisão ligadas a Gulen

As autoridades turcas desmantelaram todas as rádios e televisões com licenças ligadas ao clérigo Fethullah Gulen, exilado nos EUA, acusado por Ancara de estar por detrás do golpe de estado falhado da passada sexta-feira.

© Umit Bektas / Reuters

O provedor dos serviços de radiodifusão disse que cancelou todos os direitos e licenças de transmissão dos 'media' que tinham ligações à FETO/PDY, referindo-se à "Fethullah Terrorist Organisation", o nome depreciativo que o governo dá ao movimento de Gulen.

O clérigo tem negado veementemente e de forma reiterada as acusações da Turquia de que planeou a tentativa de golpe.

A decisão de cancelar as licenças foi feita hoje, durante um encontro extraordinário da Provedoria.

A agência pública Anadolu divulgou os nomes dos 24 canais e estações de rádio afetados e acrescentou que o gabinete de imprensa e de informação do primeiro-ministro (BYEGM) anulou as credenciais de 34 jornalistas que considera serem próximos de Gulen.

"Esta ação que tomamos não deve ser vista como restrição à liberdade de imprensa", disse o vice-presidente do BYEGM, Ekrem Okutan, à agência Anadolu.

Os 'media' com ligações ao clérigo têm estado sob ataque na Turquia.

Lusa

  • Passos nega que resultado das autárquicas ponham em causa liderança do PSD
    7:46
  • PS e PSD trocam acusações sobre Tancos
    1:18
  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Marcelo mergulha na baía de Luanda
    0:45
  • Marcelo garante que relações com Angola "estão vivas"
    1:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou esta segunda-feira as boas relações entre Portugal e Angola. À chegada a Luanda para a posse do novo Presidente angolano João Lourenço, o chefe de Estado português aproveitou para tomar um banho de mar.

  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • EUA negam ter declarado guerra à Coreia do Norte

    Mundo

    Os Estados Unidos negaram esta segunda-feira ter declarado guerra à Coreia do Norte e frisaram que Pyongyang não pode disparar contra os seus aviões em águas internacionais, em resposta a uma ameaça do ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.