sicnot

Perfil

Mundo

Turquia cancela todas as licenças de rádio e televisão ligadas a Gulen

As autoridades turcas desmantelaram todas as rádios e televisões com licenças ligadas ao clérigo Fethullah Gulen, exilado nos EUA, acusado por Ancara de estar por detrás do golpe de estado falhado da passada sexta-feira.

© Umit Bektas / Reuters

O provedor dos serviços de radiodifusão disse que cancelou todos os direitos e licenças de transmissão dos 'media' que tinham ligações à FETO/PDY, referindo-se à "Fethullah Terrorist Organisation", o nome depreciativo que o governo dá ao movimento de Gulen.

O clérigo tem negado veementemente e de forma reiterada as acusações da Turquia de que planeou a tentativa de golpe.

A decisão de cancelar as licenças foi feita hoje, durante um encontro extraordinário da Provedoria.

A agência pública Anadolu divulgou os nomes dos 24 canais e estações de rádio afetados e acrescentou que o gabinete de imprensa e de informação do primeiro-ministro (BYEGM) anulou as credenciais de 34 jornalistas que considera serem próximos de Gulen.

"Esta ação que tomamos não deve ser vista como restrição à liberdade de imprensa", disse o vice-presidente do BYEGM, Ekrem Okutan, à agência Anadolu.

Os 'media' com ligações ao clérigo têm estado sob ataque na Turquia.

Lusa

  • Hoje, o Primeiro Jornal esteve em Leiria
    1:13
  • Nova tecnologia provoca a queda de drones
    1:39

    País

    Um dia depois da divulgação das medidas de identificação e da obrigatoriedade de seguro para os drones, sabe-se agora que vem aí uma tecnologia para a deteção de drones e respetivos operadores, com capacidade para neutralizar os aparelhos. O início dos testes está previsto para o final do mês, na altura em que a nova legislação será publicada. 

  • "Estamos a perder tempo adiando a descentralização"
    1:29
  • Fãs choram morte de Chester Bennington
    2:12
  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Alunos de medicina fazem rastreios porta-a-porta em Belmonte
    2:18

    País

    Cerca de 60 estudantes de vários pontos do país estão em Belmonte, onde vão realizar várias atividades ligadas à saúde durante quatro dias. A SIC acompanhou esta sexta-feira o trabalho na aldeia de Colmeal da Torre. Os alunos fazem rastreios à glicemia, medição da tensão arterial e avaliação da percentagem de gordura corporal; e o objetivo é sensibilizar a população para a importância de hábitos e estilos de vida saudáveis.