sicnot

Perfil

Mundo

Aviões tentam intercetar barcos da guarda costeira turca perto de águas gregas

​Aviões militares turcos descolaram hoje para intercetar dois barcos da guarda costeira turca que estariam a tentar entrar em águas territoriais gregas, informou a agência de notícias Dogan, cinco dias depois do golpe de Estado falhado na Turquia.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

Os aviões "realizaram uma operação contra dois barcos da guarda costeira turca que estariam a tentar atravessar em águas territoriais gregas", disse a agência de notícias Dogan.

Ainda não está claro se as embarcações estão a transportar suspeitos ligados à tentativa de golpe, pois essas informações ainda não foram confirmadas pelo Governo turco.

"Um navio da Marinha grega foi enviado perto da ilha de Symi (Egeu), mas nada permite confirmar a chegada das tropas turcas para esta ilha", disse uma fonte do governo grego.

A ilha grega de Symi fica perto da estância turca de Marmaris, onde estava o Presidente Recep Tayyip Erdogan na sexta-feira noite, no início da tentativa de golpe, escapando, disse o chefe de Estado, por pouco de um ataque do comando golpista.

O Governo turco reprimiu duramente os militares envolvidos na tentativa de golpe, além de realizar uma purga entre juízes, professores universitários e funcionários públicos.

Oito oficiais turcos fugiram para a Grécia, na sequência do golpe fracassado de sexta-feira que tentou derrubar o Presidente Recep Tayyip Erdogan.

Os oito - dois comandantes, quatro capitães e dois sargentos que pediram asilo na Grécia - negaram qualquer envolvimento e insistem que fugiram da Turquia para salvar suas vidas depois de estarem sob o fogo da polícia.

Os militares, que chegaram na Grécia de helicóptero no sábado depois de enviar um sinal de socorro para as autoridades no aeroporto no norte da cidade de Alexandropolis, estão a enfrentar um julgamento por entrada ilegal no país e a Turquia quer a extradição desses militares.

O golpe falhado de sexta-feira deixou cerca de três dezenas de mortos e milhares de detidos.

Lusa

  • Ministro garante segurança nas escolas com uso de poliuretano
    0:52

    País

    O ministro da Educação garante que as escolas estão em segurança e que não há perigo com um material como o poliuretano. Tiago Brandão Rodrigues respondia, esta quarta-feira, a uma pergunta dos Verdes sobre a substituição de amianto nas escolas.

  • Estoril garante que estrutura da bancada não está em causa
    2:23

    Desporto

    O Laboratório Nacional de Engenharia Civil deverá emitir esta quinta-feira um parecer preliminar sobre a bancada norte do estádio do Estoril-Praia. O clube garante que a estrutura não está em causa e que, tal como a câmara de Cascais, aguarda por conclusões para uma edificação feita no vale da Amoreira.

  • "Quem me dera que a bancada do Estoril fosse com o c......"

    Desporto

    Depois da polémica no jogo entre Estoril-Praia e FC Porto, um cântico polémico da claque do Sporting sobre a bancada do estádio António Coimbra da Mota que obrigou à interrupção do jogo da passada segunda-feira. Tudo aconteceu durante um jogo do campeonato de hóquei em patins entre leões e dragões.

  • Ronaldo estará mesmo de saída do Real Madrid
    2:01
  • Várias alternativas para vender a sua casa
    8:58
  • Encontradas 86 pedras preciosas numa casa em Albufeira
    0:48
  • Registada em vídeo explosão de meteoro nos EUA
    0:42
  • "A Rússia não nos ajuda nada na Coreia do Norte"

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, condenou esta quarta-feira a postura da Rússia sobre a situação da Coreia do Norte, afirmando que o país está a minar os esforços internacionais em curso para isolar o regime de Kim Jong-Un.

  • Polícia descobre arte de esconder 750 quilos de droga em ananases
    2:25
  • Moscovo só teve seis minutos de luz solar em dezembro

    Mundo

    Os portugueses estão tão habituados ao sol, que nunca imaginariam passar um mês inteiro sem ele. O fenómeno aconteceu na capital russa. Moscovo bateu o recorde em dezembro, quando passou o mês inteiro sem luz solar direta. As pessoas de Moscovo viram o sol apenas durante seis minutos e a espreitar timidamente por entre as nuvens.

  • A maior lua de Saturno tem nível do mar tal como a Terra

    Mundo

    Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra, revela um estudo divulgado esta quarta-feira, que se baseia em observações feitas pela sonda norte-americana Cassini, cuja missão terminou em setembro.