sicnot

Perfil

Mundo

Erdogan manda ministro francês "meter-se nos seus assuntos"

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, mandou o ministro dos Negócios Estrangeiros Francês, Jean-Marc Ayrault, "meter-se nos seus assuntos", devido às críticas que fez à purga nacional iniciada após a tentativa falhada de golpe de Estado.

O chefe da diplomacia francesa pediu no domingo respeito pelo Estado de Direito na Turquia, recusando dar "qualquer cheque em branco" ao Presidente Erdogan, que lançou uma grande purga no rescaldo da tentativa falhada de golpe de Estado.

"Ele deve meter-se nos seus assuntos", disse Recep Erdogan em entrevista à Al-Jazeera.

"Ele tem autoridade para fazer aquelas afirmações sobre mim? Não, não tem. Se ele quer uma lição de democracia posso dar-lhe, facilmente", acrescentou.

Na entrevista, o Presidente turco disse também que não faz "purgas".

"Aqueles que tentaram prejudicar a democracia devem ser perseguidos no âmbito do Estado de Direito", disse.

A Turquia foi alvo de uma tentativa de golpe de Estado na sexta-feira à noite, mas o Presidente Recep Erdogan e Governo recuperaram o controlo do país no sábado.

O último balanço do governo turco aponta para 308 mortos entre revoltosos, civis e forças leais a Erdogan e mais de 1.400 feridos.

Segundo o Presidente, quase 11 mil pessoas foram detidas no âmbito do inquérito à tentativa de golpe de Estado.

Lusa

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57