sicnot

Perfil

Mundo

Erdogan manda ministro francês "meter-se nos seus assuntos"

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, mandou o ministro dos Negócios Estrangeiros Francês, Jean-Marc Ayrault, "meter-se nos seus assuntos", devido às críticas que fez à purga nacional iniciada após a tentativa falhada de golpe de Estado.

O chefe da diplomacia francesa pediu no domingo respeito pelo Estado de Direito na Turquia, recusando dar "qualquer cheque em branco" ao Presidente Erdogan, que lançou uma grande purga no rescaldo da tentativa falhada de golpe de Estado.

"Ele deve meter-se nos seus assuntos", disse Recep Erdogan em entrevista à Al-Jazeera.

"Ele tem autoridade para fazer aquelas afirmações sobre mim? Não, não tem. Se ele quer uma lição de democracia posso dar-lhe, facilmente", acrescentou.

Na entrevista, o Presidente turco disse também que não faz "purgas".

"Aqueles que tentaram prejudicar a democracia devem ser perseguidos no âmbito do Estado de Direito", disse.

A Turquia foi alvo de uma tentativa de golpe de Estado na sexta-feira à noite, mas o Presidente Recep Erdogan e Governo recuperaram o controlo do país no sábado.

O último balanço do governo turco aponta para 308 mortos entre revoltosos, civis e forças leais a Erdogan e mais de 1.400 feridos.

Segundo o Presidente, quase 11 mil pessoas foram detidas no âmbito do inquérito à tentativa de golpe de Estado.

Lusa

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • "Nós aceitamos sempre os resultados das eleições"
    1:07

    País

    Durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa, o líder dos sociais-democratas garantiu que o partido tem fair-play mas disse que está nas eleições autárquicas para ganhar. Pedro Passos Coelho acrescentou ainda que o PSD aceita sempre os resultados das eleições.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Data e local da canonização serão anunciados a 20 de abril
    2:23

    País

    O Papa aprovou esta quinta-feira o decreto que valida o milagre atribuído a Francisco e Jacinta. A data e local da cerimónia da canonização dos pastorinhos serão anunciados a 20 de abril, na reunião de cardeais no Vaticano. O Bispo de Leiria/Fátima acredita que a cerimónia possa ser a 13 de maio, durante a visita do Papa a Fátima.