sicnot

Perfil

Mundo

Governo alemão pede que não se relacionem refugiados com atentado de 2ª feira

KARL-JOSEF HILDENBRAND

O Governo alemão pediu hoje para que não se relacionem os milhares de refugiados, que vivem no país, com o atentado cometido na segunda-feira num comboio suburbano por um jovem requerente de asilo.

"O aterrador ato de uma pessoa não pode desacreditar todo um grande grupo", disse, em conferência de imprensa, Steffen Seibert, porta-voz da chancelaria.

De acordo com as investigações, o autor do atentado, um requerente de asilo de 17 anos registado como afegão, atuou de forma solitária, precisou Seibert.

A chanceler, Angela Merkel, que ainda não se pronunciou sobre o incidente, foi informada em permanência através dos ministérios do Interior e da chancelaria.

Pouco antes, o ministro do Interior, Thomas de Maizière, tinha confirmado que o ataque, do qual resultaram cinco feridos, foi um "atentado cometido por uma única pessoa que se sentiu incitada ou inspirada pela propaganda do Daesh".

O ministro reconheceu que se estão a ser investigadas todas as pistas que apontem para possíveis ligações de refugiados com organizações terroristas, mas na maioria dos casos foi comprovado que esses indícios são falsos.

"Não se pode dizer que não exista qualquer relação entre refugiados e terrorismo, mas antes a ameaça já era alta, independentemente da questão dos refugiados", manifestou De Maizière.

O ministro exortou ainda os voluntários e as famílias de acolhimento que recebem requerentes de asilo, em particular menores que chegam sozinhos, como caso deste jovem morto pela polícia ao tentar escapar, que "não se deixem intimidar" pelos acontecimentos e continuem a participar nessas tarefas.

O governante disse ainda que há dúvidas sobre a nacionalidade do autor do atentado.

"Há indicações segundo as quais não se trata de um afegão, mas de um paquistanês, mas devemos deixar essa questão para as investigações que estão a decorrer", afirmou, em declarações â cadeia de televisão pública ZDF.

Entre os elementos que sugerem a nacionalidade paquistanesa está a análise do vídeo em que o Daesh reivindica o ataque e que mostra o autor a anunciar o ato recorrendo a termos de um dialeto pashtun, falado no Paquistão e não no Afeganistão, referiu a ZDF, acrescentando que a pronúncia é "claramente paquistanesa".

Em 2015 a Alemanha registou a chegada de 1,1 milhões de refugiados, onde se incluíam 60.000 menores são acompanhados, e no primeiro semestre de 2016 contabilizou-se a entrada de mais 222.000 pessoas requerentes de asilo.

Com Lusa

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC