sicnot

Perfil

Mundo

Governo líbio acusa França de violar território nacional

​O Governo de União Nacional da Líbia acusou hoje a França de "violar" o seu território, depois do anúncio feito por Paris relativo à morte de três soldados franceses naquele país.

© Hani Amara / Reuters

A presença francesa é "uma violação do território líbio", referiu, numa mensagem na rede social 'Facebook', o Governo de União Nacional, sublinhando que nada "justifica uma intervenção" sem que coordenada com as autoridades.

O governo disse estar "infeliz com o anúncio de França sobre a sua presença no leste da Líbia", salientando que nunca negou qualquer ajuda aos países amigos que combatem o grupo extremista Estado Islâmico.

O Presidente francês, François Hollande, confirmou hoje, pela primeira vez, a presença de tropas francesas em território líbio.

Paris anunciou que três dos seus soldados morreram num acidente de helicóptero durante uma missão.

Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.