NASA descobre dois planetas que podem acolher vida

Ilustração de vários exoplanetas descobertos pela missão Kepler.

NASA/Reuters

Uma equipa internacional de cientistas da NASA anunciou hoje um enorme buraco de mais de cem novos exoplanetas. Entre eles, um sistema solar de quatro planetas a 181 anos luz. Dois deles, acreditam os cientistas, têm boas hipóteses de conter vida.

A descoberta é publicada no “Astrophysical Journal Supplement“.

O K2-72 é uma estrela anã vermelha orbitada por quatro planetas, na direção da constelação de Aquário.

Todos estes planetas são entre 20% e 50% maiores que a Terra. A estrela tem menos de metade do tamanho do Sol e um brilho menos intenso. As órbitas planetárias variam entre 5 e 24 dias.

Dois dos planetas, dizem os cientistas, deverão ter níveis de irradiação comparáveis com os do nosso planeta. Apesar da pequena órbita (a da Terra é de 365 dias), a possibilidade da existência de vida não pode ser descartada, segundo Ian Crossfield, pesquisador da Universidade do Arizona e líder da pesquisa.

O Kepler descobre novos planetas medindo as quedas subtis no brilho das estrelas causadas pela passagem de um planeta. Após algumas reparações, a sonda mantém-se em operação, na missão chamada como K2, que conta com apoio de observatórios em terra.

• Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa

Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

• Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

• A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live

O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

• Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.