sicnot

Perfil

Mundo

Primeiro-ministro tunisino pede voto de confiança ao parlamento

O chefe do governo tunisino, Habib Essid, sob pressão há várias semanas, pediu hoje oficialmente um voto de confiança ao parlamento sobre o seu gabinete, referiram fontes concordantes citadas pela agência France-Presse.

A decisão de Essid está a ser interpretada como uma resposta às divergências que se prolongam desde 02 de junho, quando o Presidente Béji Caïd Essebsi sugeriu a formação de um executivo de união nacional face às críticas contra o governo, acusado de ineficácia.

Apesar de a transição na Tunísia ser considerada um dos poucos sucessos no rescaldo das revoltas árabes de 2011, a sua economia está em crise e o país foi atingido desde 2015 por diversos e sangrentos atentados 'jihadistas'.

"O pedido foi entregue", indicou à France-Presse uma fonte governamental que recusou identificar-se.

O requerimento deve ser agora examinado pelo gabinete da Assembleia de representantes do povo (ARP, parlamento), e o voto deverá ocorrer na próxima semana, confirmou fonte parlamentar.

Na semana passada, e na ausência de Essid, foi assinado no palácio presidencial um documento designado "Acordo de Cartago", destinado a permitir a formação de um governo de união.

O texto, assinado após mais de um mês de conversações entre diversas formações políticas e ainda pela confederação patronal Utica e a central sindical UGTT, constitui um sombrio retrato do país, nas frentes económicas, sociais e securitárias.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..