sicnot

Perfil

Mundo

Este ano poderá ser o mais quente da história

As temperaturas médias do mundo bateram recordes no primeiro semestre do ano, por isso 2016 poderá vir a ser considerado o ano mais quente desde existem medições, afirmou hoje a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

A Organização Meteorológica Mundial (OMM), que atua como um braço científico das Nações Unidas e é a autoridade mundial que trata das questões do clima, revelou que os níveis do dióxido de carbono -- o maior causador da mudança climática -- também bateram os recordes entre janeiro e junho.

Neste período, o degelo no Oceano Ártico ocorreu mais cedo e mais rapidamente, com a temperatura média do primeiro semestre deste ano a atingir 1,3 graus Celsius, o que significa que está acima da média da era pré-industrial, nos finais do século XIX.

Junho do ano passado foi o décimo quarto mês consecutivo mais quente, tanto a nível da superfície terrestre como dos oceanos e foi também o trigésimo oitavo mês consecutivo em que as temperaturas estiveram acima da média do século XX.

A última vez em que as temperaturas no mundo estiveram abaixo dessa média foi em dezembro de 1984.

O secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM), Petteri Taalas, explicou que " a tendência para a mudança climática está a atingir novas escalas, intensificadas pelo forte fenómeno do El Niño entre 2015 e 2016".

Ainda que o El Niño tenha desaparecido, está em causa uma subida de temperaturas devido à produção de gases de efeito de estufa que não tem diminuído, explicou o diretor da Investigação Climática da OMM, David Carlson, numa conferência de imprensa.

A consequência é que o mundo enfrentará mais ondas de calor, chuvas muito intensas e ciclones tropicais de maior impacto, dizem os especialistas.

As concentrações de dióxido de carbono na atmosfera superaram este ano a barreira simbólica de 400 partes por milhões e a tendência é para subir. No oceano Ártico, o calor conduziu ao degelo anual que se produz de forma antecipada.

A Organização Meteorológica Mundial também observou que as chuvas variaram de maneira significativa em todo o mundo.

Enquanto se viveu uma temporada muito seca em Espanha, o norte da Colômbia, o nordeste do Brasil, no Chile, no sul da Argentina e em várias partes da Rússia, registaram-se condições meteorológicas mais húmidas do que o normal no norte da Argentina, no norte e centro da Europa, na Austrália e em várias zonas da Ásia Central e no sul da Ásia.

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • "O ministro não escondeu nem tapou"
    1:20

    Economia

    Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

    Pedro Santana Lopes

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa

    País

    A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17