sicnot

Perfil

Mundo

Londres pede desculpas a Madrid pelo acidente com submarino nuclear

O ministro da Defesa do Reino Unido, Michael Fallon, apresentou desculpas ao homólogo espanhol Pedro Morenés, sobre o acidente resultante da colisão de um submarino nuclear britânico com um navio mercante, perto da costa de Gibraltar.

O acidente, que ocorreu junto às águas de Gibraltar, obrigou o submarino nuclear a atracar no porto daquele território, que é disputado por Espanha.

Fontes do Ministério da Defesa informaram que Fallon aproximou-se de Morenés, durante a reunião da coligação internacional contra o grupo 'jihadista' Estado Islâmico em Washington, para apresentar o pedido de desculpas do Governo britânico

Na sequência do acidente, o Governo espanhol tinha pedido ates "explicações urgentes" ao Reino Unido "sobre a extensão da avaria sofrida" do submarino.

Segundo o Ministério da Defesa britânico, o submarino HMS Ambush sofreu apenas danos externos e a marinha britânica já abriu uma investigação.

Lusa

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • 700 milhões para armamento e equipamento militar
    1:16

    País

    Portugal vai investir nos próximos anos 700 milhões de euros em armas e equipamento militar. Segundo a imprensa de hoje, o objetivo é colocar algumas áreas das Forças Armadas a um nível similar ao dos outros aliados da NATO. É o maior volume de programas de aquisição dos últimos anos e parte das verbas vão beneficiar a indústria portuguesa que fabrica aviões, navios-patrulha, rádios e sistemas de comando e controlo.

  • Princesa Diana morreu há 20 anos. Filhos falam pela 1ª vez da intimidade
    1:15