sicnot

Perfil

Mundo

Londres pede desculpas a Madrid pelo acidente com submarino nuclear

O ministro da Defesa do Reino Unido, Michael Fallon, apresentou desculpas ao homólogo espanhol Pedro Morenés, sobre o acidente resultante da colisão de um submarino nuclear britânico com um navio mercante, perto da costa de Gibraltar.

O acidente, que ocorreu junto às águas de Gibraltar, obrigou o submarino nuclear a atracar no porto daquele território, que é disputado por Espanha.

Fontes do Ministério da Defesa informaram que Fallon aproximou-se de Morenés, durante a reunião da coligação internacional contra o grupo 'jihadista' Estado Islâmico em Washington, para apresentar o pedido de desculpas do Governo britânico

Na sequência do acidente, o Governo espanhol tinha pedido ates "explicações urgentes" ao Reino Unido "sobre a extensão da avaria sofrida" do submarino.

Segundo o Ministério da Defesa britânico, o submarino HMS Ambush sofreu apenas danos externos e a marinha britânica já abriu uma investigação.

Lusa

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.