sicnot

Perfil

Mundo

ONU pede respeito pela ordem constitucional e direitos humanos

​O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, instou hoje as autoridades turcas para assegurarem o respeito da ordem constitucional e os direitos humanos após a declaração do estado de emergência do país.

© Denis Balibouse / Reuters

Ban Ki-moon, através de comunicado, insistiu na importância do cumprimento das promessas feitas pelas autoridades turcas bem como no cumprimento das obrigações internacionais.

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, proclamou na quarta-feira à noite o estado de emergência durante três meses aprovado pelo Parlamento como resposta ao golpe de Estado falhado.

Cerca de 28 mil funcionários turcos foram suspensos dos seus cargos, sendo que 21 mil destes eram trabalhadores do Ministério da Educação (professores do ensino privado), aumentando o número de desempregados para 55 mil pessoas.

Das várias medidas tomadas, a proibição de viajar para estrangeiro de todos os funcionários e empregados universitários, foi implementada antes da declaração do estado de emergência.

Lusa

  • Tragédia de Pedrógão Grande, seis meses depois

    País

    O incêndio que deflagrou há seis meses no concelho de Pedrógão Grande e que alastrou a concelhos vizinhos fez 66 mortos e 253 feridos, sete dos quais graves, destruiu meio milhar de casas e quase 50 empresas. Quarenta e sete das vítimas mortais seguiam em viaturas, no dia 17 de junho, e ficaram cercadas pelas chamas na EN (estrada nacional) 236-1, entre Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos ou em acessos a esta via.

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC