sicnot

Perfil

Mundo

Polícia tailandesa interroga mulher de jornalista acusado de difamar família real

Príncipe Maha Vajiralongkorn

© Athit Perawongmetha / Reuters

A polícia tailandesa interrogou hoje a mulher de um jornalista britânico, após a divulgação na quinta-feira nas redes sociais de fotos do príncipe Maha Vajiralongkorn, publicadas pelo jornal alemão Bild.

A Tailândia pune severamente qualquer difamação da monarquia.

A tailandesa Noppawan Bunluesilp, de 39 anos, é mulher de Andrew MacGregor Marshall, jornalista bastante crítico da monarquia e que não vive no país.

Na quinta-feira, o jornalista publicou nas redes sociais 'links' para um artigo do jornal alemão Bild.

"O culpado é Andrew MacGregor Marshall, que viola há anos as leis de lesa-majestade", disse hoje Thitirat Nongharnpitak, chefe do departamento central de investigação da Tailândia, afirmando que as fotos tinham sido "traficadas".

Segundo a polícia tailandesa, a mulher do jornalista foi interrogada para apurar se ela teria alguma ligação à publicação das fotos.

Na manhã de hoje, a página de Internet do Bild estava inacessível a partir da Tailândia. No seu domínio, o Ministério de Informação publicou a seguinte mensagem: "Esta página foi bloqueada pelo ministério por causa do seu conteúdo inapropriado".

O jornalista disse que a mulher não estava implicada nas suas atividades jornalísticas: "Não há razão nenhuma para prender uma mulher inocente simplesmente porque ela é minha mulher", afirmou na sua página de Facebook.

A família real tailandesa é protegida por uma das leis de lesa-majestade mais severas do mundo. Desde a chegada da junta militar ao poder, em maio de 2014, multiplicaram-se as acusações e condenações por lesa-majestade.

Em agosto de 2015, um homem foi condenado a 30 anos de prisão e uma mulher a 28 anos de prisão, depois de terem publicado no Facebook várias mensagens a insultar a família real.

Lusa

  • Salgado impedido de sair do país e de contactar outros arguidos
    1:21

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, ficou esta quarta-feira impedido de se ausentar para o estrangeiro sem autorização prévia e proibido de contactar com os arguidos da Operação Marquês, determinou o Tribunal Central de Instrução Criminal. O jornalista da SIC Luís Garriapa esteve no TCIC, onde deu a conhecer as medidas de coação, depois de uma "longa maratona de nove horas".

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..