sicnot

Perfil

Mundo

Polícia tailandesa interroga mulher de jornalista acusado de difamar família real

Príncipe Maha Vajiralongkorn

© Athit Perawongmetha / Reuters

A polícia tailandesa interrogou hoje a mulher de um jornalista britânico, após a divulgação na quinta-feira nas redes sociais de fotos do príncipe Maha Vajiralongkorn, publicadas pelo jornal alemão Bild.

A Tailândia pune severamente qualquer difamação da monarquia.

A tailandesa Noppawan Bunluesilp, de 39 anos, é mulher de Andrew MacGregor Marshall, jornalista bastante crítico da monarquia e que não vive no país.

Na quinta-feira, o jornalista publicou nas redes sociais 'links' para um artigo do jornal alemão Bild.

"O culpado é Andrew MacGregor Marshall, que viola há anos as leis de lesa-majestade", disse hoje Thitirat Nongharnpitak, chefe do departamento central de investigação da Tailândia, afirmando que as fotos tinham sido "traficadas".

Segundo a polícia tailandesa, a mulher do jornalista foi interrogada para apurar se ela teria alguma ligação à publicação das fotos.

Na manhã de hoje, a página de Internet do Bild estava inacessível a partir da Tailândia. No seu domínio, o Ministério de Informação publicou a seguinte mensagem: "Esta página foi bloqueada pelo ministério por causa do seu conteúdo inapropriado".

O jornalista disse que a mulher não estava implicada nas suas atividades jornalísticas: "Não há razão nenhuma para prender uma mulher inocente simplesmente porque ela é minha mulher", afirmou na sua página de Facebook.

A família real tailandesa é protegida por uma das leis de lesa-majestade mais severas do mundo. Desde a chegada da junta militar ao poder, em maio de 2014, multiplicaram-se as acusações e condenações por lesa-majestade.

Em agosto de 2015, um homem foi condenado a 30 anos de prisão e uma mulher a 28 anos de prisão, depois de terem publicado no Facebook várias mensagens a insultar a família real.

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.