sicnot

Perfil

Mundo

Polícia tailandesa interroga mulher de jornalista acusado de difamar família real

Príncipe Maha Vajiralongkorn

© Athit Perawongmetha / Reuters

A polícia tailandesa interrogou hoje a mulher de um jornalista britânico, após a divulgação na quinta-feira nas redes sociais de fotos do príncipe Maha Vajiralongkorn, publicadas pelo jornal alemão Bild.

A Tailândia pune severamente qualquer difamação da monarquia.

A tailandesa Noppawan Bunluesilp, de 39 anos, é mulher de Andrew MacGregor Marshall, jornalista bastante crítico da monarquia e que não vive no país.

Na quinta-feira, o jornalista publicou nas redes sociais 'links' para um artigo do jornal alemão Bild.

"O culpado é Andrew MacGregor Marshall, que viola há anos as leis de lesa-majestade", disse hoje Thitirat Nongharnpitak, chefe do departamento central de investigação da Tailândia, afirmando que as fotos tinham sido "traficadas".

Segundo a polícia tailandesa, a mulher do jornalista foi interrogada para apurar se ela teria alguma ligação à publicação das fotos.

Na manhã de hoje, a página de Internet do Bild estava inacessível a partir da Tailândia. No seu domínio, o Ministério de Informação publicou a seguinte mensagem: "Esta página foi bloqueada pelo ministério por causa do seu conteúdo inapropriado".

O jornalista disse que a mulher não estava implicada nas suas atividades jornalísticas: "Não há razão nenhuma para prender uma mulher inocente simplesmente porque ela é minha mulher", afirmou na sua página de Facebook.

A família real tailandesa é protegida por uma das leis de lesa-majestade mais severas do mundo. Desde a chegada da junta militar ao poder, em maio de 2014, multiplicaram-se as acusações e condenações por lesa-majestade.

Em agosto de 2015, um homem foi condenado a 30 anos de prisão e uma mulher a 28 anos de prisão, depois de terem publicado no Facebook várias mensagens a insultar a família real.

Lusa

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.