sicnot

Perfil

Mundo

Quarenta e um corpos encontrados em praia na Líbia

Quarenta e um corpos de presumíveis imigrantes foram encontrados no sábado, numa praia líbia, anunciou hoje um oficial da cidade costeira de Sabratha.

Os corpos, encontrados por um grupo de voluntários, foram transportados para a morgue, para realização dos testes de ADN, disse o oficial.

"Pensamos que se tratam das pessoas que se afogaram há cinco ou seis dias", acrescentou aquele elemento das autoridades, que se escusou a ser identificado.

Disse ainda que, normalmente, são encontrados um ou dois corpos por dia, e que 41 num só dia é "um número excecionalmente alto".

O grupo de voluntários que encontrou os corpos foi treinado na cidade de Sabratha, em meados de julho, para procurar vítimas de traficantes de pessoas, informou a mesma fonte.

A emigração ilegal na Líbia é mais elevada nos meses de verão, porque é quando o Mediterrâneo está mais calmo e os traficantes aproveitam para levar os imigrantes desesperados em barcos pouco seguros.

Os contrabandistas aproveitam o caos da Líbia desde 2011, o ano em que o ditador Muammar Kadhafi foi derrubado e morto, para impulsionar o seu negócio lucrativo.

Levam os emigrantes em barcos pequenos e inseguros em perigosas viagens para Itália, que fica a apenas 300 quilómetros (190 milhas) da costa líbia.

Mais de 10.000 emigrantes com destino à Europa, na maioria africanos e subsarianos, morreram ou desapareceram no Mediterrâneo desde 2014, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

Lusa

  • Coreia do Norte lança novo míssil balístico

    Mundo

    O Pentágono detetou esta sexta-feira mais um lançamento de um míssil balístico por parte da Coreia do Norte. O primeiro-ministro japonês já confirmou o lançamento, que terá atingido a zona económica exclusiva, no Mar do Japão.

  • Menino perdido na Praia da Luz foi levado à GNR por turista
    1:11

    País

    Um menino inglês, de sete anos, esteve desaparecido na quinta-feira na Praia da Luz, no Algarve, depois de se ter perdido dos pais. A GNR colocou duas equipas de investigação no local, mas ao fim de uma hora e meia o rapaz apareceu na esquadra de Lagos acompanhado por um turista a quem terá pedido ajuda.

  • Mais viagens mas menos turistas de Portugal
    1:22

    País

    Os residentes em Portugal - sejam portugueses ou estrangeiros - realizaram quatro milhões de viagens turísticas, só no primeiro trimestre do ano. Um aumento de mais de 6% nas viagens dentro do país face ao período homólogo e de mais de 15% nas viagens para fora, de avião. O estudo é do INE, o Instituto Nacional de Estatística, que permite fazer o retrato mais claro de quem viaja e porquê.

  • Algarve sozinho gera metade dos bens transacionáveis em Portugal
    4:14

    SIC 25 Anos

    O Algarve quase não tem indústria e os especialistas consideram que é excessivamente dependente do turismo. Ainda assim, sozinho contribui com metade do que Portugal gera em bens transacionáveis. A região tem problemas graves, como a falta de médicos e um custo de vida muito alto, mas continua a atrair a maior parte dos turistas e muitos estrangeiros decidem mesmo escolher a região para viver.