sicnot

Perfil

Mundo

Secretário-geral da ONU condena ataque "desprezível" em Cabul

© Sergei Karpukhin / Reuters

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, condenou hoje o "desprezível" atentado ocorrido este sábado em Cabul que causou pelo menos 80 mortos.

O ataque suicida, reivindicado pelo grupo terrorista autodenominado de Daesh, teve como objetivo uma manifestação pacífica da minora étnica hazara, que protestava por um projeto elétrico do governo.

No atentado participaram três atacantes, segundo as autoridades afegãs. Um deles fez explodir os explosivos que tinha no corpo, o segundo falhou a sua intenção de ativar os que transportava e o terceiro foi abatido por forças de segurança.

"Este desprezível crime teve como objetivo cidadãos que pacificamente exerciam os seus direitos humanos fundamentais", afirmou Ban Ki-moon através do seu porta-voz que distribuiu a declaração durante uma conferência de imprensa.

O titular da ONU transmitiu o seu pesar às famílias das vítimas, expressou a sua solidariedade com o povo do Afeganistão e pediu que "os responsáveis deste ataque sejam levados perante a justiça".

Com Lusa

  • Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
    4:03

    Mundo

    Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27