sicnot

Perfil

Mundo

Air France prevê cancelamento de voos devido a greve do pessoal de cabine

A companhia aérea francesa prevê cancelar pelo menos 10% dos voos intercontinentais previstos para quarta-feira e 30% dos voos europeus e domésticos, no primeiro dia de uma semana de greve convocada pelos sindicatos do pessoal de cabine.

© Amr Dalsh / Reuters

A Air France indicou que, de acordo com os primeiros cálculos realizados com os elementos disponíveis, a percentagem de grevistas no primeiro dia da paralisação rondará os 35%.

Além do cancelamento de voos, a Air France prevê reduzir o número de passageiros nos voos em que haja menos pessoal de cabine (hospedeiras e comissários de bordo) devido à greve, precisou um porta-voz.

A companhia divulgará novas previsões na terça-feira e está a avisar os passageiros que têm voos previstos para os próximos dias e que podem ser afetados.

No centro do conflito laboral está a negociação do acordo coletivo, com o atual a expirar em outubro e a administração da empresa a querer prolongá-lo por mais 17 meses, um prazo que dois sindicatos do setor (SNPNC-FO e l'Unsa-PNC) consideram "insuficiente".

Os dois sindicatos mantiveram na sexta-feira o pré-aviso de greve até 02 de agosto, depois do fracasso de mais uma sessão de negociações.

Lusa

  • Prisão preventiva para homicida de Barcelos
    1:43

    País

    O alegado homicida de Barcelos vai ficar em prisão preventiva, por quatro crimes de homicídio. Adelino Briote foi ouvido este sábado de manhã no Tribunal de Braga, depois de na sexta-feira ter alegadamente degolado quatro pessoas na freguesia de Tamel, em Barcelos.

  • Morte de portuguesa no Luxemburgo afinal não aconteceu

    País

    A morte de uma portuguesa em Bettembourg, no sul do Luxemburgo, não terá acontecido. O Jornal do Luxemburgo avançou, esta manhã, que a emigrante portuguesa tinha sido baleada mortamente pelo filho, uma informação entretanto desmentida por outro jornal online. Segundo o Bom Dia Luxemburgo, o que aconteceu foi afinal uma rusga policial.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.