sicnot

Perfil

Mundo

Air France prevê cancelamento de voos devido a greve do pessoal de cabine

A companhia aérea francesa prevê cancelar pelo menos 10% dos voos intercontinentais previstos para quarta-feira e 30% dos voos europeus e domésticos, no primeiro dia de uma semana de greve convocada pelos sindicatos do pessoal de cabine.

© Amr Dalsh / Reuters

A Air France indicou que, de acordo com os primeiros cálculos realizados com os elementos disponíveis, a percentagem de grevistas no primeiro dia da paralisação rondará os 35%.

Além do cancelamento de voos, a Air France prevê reduzir o número de passageiros nos voos em que haja menos pessoal de cabine (hospedeiras e comissários de bordo) devido à greve, precisou um porta-voz.

A companhia divulgará novas previsões na terça-feira e está a avisar os passageiros que têm voos previstos para os próximos dias e que podem ser afetados.

No centro do conflito laboral está a negociação do acordo coletivo, com o atual a expirar em outubro e a administração da empresa a querer prolongá-lo por mais 17 meses, um prazo que dois sindicatos do setor (SNPNC-FO e l'Unsa-PNC) consideram "insuficiente".

Os dois sindicatos mantiveram na sexta-feira o pré-aviso de greve até 02 de agosto, depois do fracasso de mais uma sessão de negociações.

Lusa

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.