sicnot

Perfil

Mundo

Air France prevê cancelamento de voos devido a greve do pessoal de cabine

A companhia aérea francesa prevê cancelar pelo menos 10% dos voos intercontinentais previstos para quarta-feira e 30% dos voos europeus e domésticos, no primeiro dia de uma semana de greve convocada pelos sindicatos do pessoal de cabine.

© Amr Dalsh / Reuters

A Air France indicou que, de acordo com os primeiros cálculos realizados com os elementos disponíveis, a percentagem de grevistas no primeiro dia da paralisação rondará os 35%.

Além do cancelamento de voos, a Air France prevê reduzir o número de passageiros nos voos em que haja menos pessoal de cabine (hospedeiras e comissários de bordo) devido à greve, precisou um porta-voz.

A companhia divulgará novas previsões na terça-feira e está a avisar os passageiros que têm voos previstos para os próximos dias e que podem ser afetados.

No centro do conflito laboral está a negociação do acordo coletivo, com o atual a expirar em outubro e a administração da empresa a querer prolongá-lo por mais 17 meses, um prazo que dois sindicatos do setor (SNPNC-FO e l'Unsa-PNC) consideram "insuficiente".

Os dois sindicatos mantiveram na sexta-feira o pré-aviso de greve até 02 de agosto, depois do fracasso de mais uma sessão de negociações.

Lusa

  • Vaca algarvia em risco de extinção
    3:42

    País

    É uma corrida contra o tempo e o risco iminente de extinção. Numa altura em que são conhecidos apenas cinco exemplares da raça bovina algarvia, a inseminação artificial parece ser a única forma de evitar o desaparecimento completo de uma raça que foi desaparecendo com as mudanças na agricultura.