sicnot

Perfil

Mundo

Amigo do atirador de Munique teve contacto com ele dias antes do atentado

O rapaz de 16 anos, detido na noite de domingo, terá contactado com o autor do tiroteio de Munique dias antes através da aplicação de mensagens Whatsapp.

Segundo o procurador do Estado da Baviera, o jovem afegão terá apagado do telefone as mensagens que trocou com o atirador nesta aplicação, mas a polícia conseguiu recuperá-las.

Os dois ter-se-ão conhecido numa clínica psiquiátrica, onde receberam tratamento no verão do ano passado. A política acredita que o rapaz sabia dos planos do atirador e, por não ter informado as autoridades, foi ontem detido.

As autoridades descobriram também que o atirador, de dupla nacionalidade (alemã e iraniana), estava na posse de uma arma de fogo glock.

O atirador, um jovem de 18 anos, matou nove pessoas e feriu outras 27, num centro comercial e numa estação de metro em Munique, na Alemanha.

Após o tiroteio, o jovem suicidou-se.

© Arnd Wiegmann / Reuters

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.