sicnot

Perfil

Mundo

Amigo do atirador de Munique teve contacto com ele dias antes do atentado

O rapaz de 16 anos, detido na noite de domingo, terá contactado com o autor do tiroteio de Munique dias antes através da aplicação de mensagens Whatsapp.

Segundo o procurador do Estado da Baviera, o jovem afegão terá apagado do telefone as mensagens que trocou com o atirador nesta aplicação, mas a polícia conseguiu recuperá-las.

Os dois ter-se-ão conhecido numa clínica psiquiátrica, onde receberam tratamento no verão do ano passado. A política acredita que o rapaz sabia dos planos do atirador e, por não ter informado as autoridades, foi ontem detido.

As autoridades descobriram também que o atirador, de dupla nacionalidade (alemã e iraniana), estava na posse de uma arma de fogo glock.

O atirador, um jovem de 18 anos, matou nove pessoas e feriu outras 27, num centro comercial e numa estação de metro em Munique, na Alemanha.

Após o tiroteio, o jovem suicidou-se.

© Arnd Wiegmann / Reuters

  • Pyongyang compara Trump a Hitler

    Mundo

    A Coreia do Norte compara o Presidente norte-americano Donald Trump a Adolf Hitler. Pyongyang já acostumou o mundo à sua linguagem "colorida" quando critica os seus inimigos. Mas comparações com o responsável por mais de 60 milhões de mortes são muito raras.