sicnot

Perfil

Mundo

Amigo do atirador de Munique teve contacto com ele dias antes do atentado

O rapaz de 16 anos, detido na noite de domingo, terá contactado com o autor do tiroteio de Munique dias antes através da aplicação de mensagens Whatsapp.

Segundo o procurador do Estado da Baviera, o jovem afegão terá apagado do telefone as mensagens que trocou com o atirador nesta aplicação, mas a polícia conseguiu recuperá-las.

Os dois ter-se-ão conhecido numa clínica psiquiátrica, onde receberam tratamento no verão do ano passado. A política acredita que o rapaz sabia dos planos do atirador e, por não ter informado as autoridades, foi ontem detido.

As autoridades descobriram também que o atirador, de dupla nacionalidade (alemã e iraniana), estava na posse de uma arma de fogo glock.

O atirador, um jovem de 18 anos, matou nove pessoas e feriu outras 27, num centro comercial e numa estação de metro em Munique, na Alemanha.

Após o tiroteio, o jovem suicidou-se.

© Arnd Wiegmann / Reuters

  • Avião da Qatar Airways aterrou na Base das Lajes devido a emergência médica

    País

    Três passageiros de um voo da companhia aérea Qatar Airways, que teve de aterrar este domingo na Terceira, nos Açores, foram assistidos no Hospital de Santo Espírito, naquela ilha. Fonte da Proteção Civil dos Açores disse que se tratou "de uma aterragem de emergência médica", depois de um passageiro se ter "sentido mal", após "alguma turbulência".

  • O último adeus a Fidel Castro
    1:59

    Fidel Castro 1926-2016

    O funeral de Fidel Castro realiza-se hoje em Santiago de Cuba, berço da revolução, numa cerimónia que encerra os nove dias de luto decretados após a morte do ex-Presidente a 25 de novembro, aos 90 anos.

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.