sicnot

Perfil

Mundo

Cidade chinesa de Xian em alerta vermelho devido a fortes chuvas

© China Daily China Daily Infor

A cidade chinesa de Xian, conhecida internacionalmente devido aos Guerreiros de Terracota, está sob alerta vermelho, o mais alto, por causa das fortes chuvas que assolam a zona desde domingo.

A precipitação chegou a superar os 100 milímetros em cinco horas e alagou importantes avenidas da cidade, informou hoje a agência oficial, Xinhua.

Pelo menos cem voos foram cancelados ou sofreram atrasos devido ao temporal no aeroporto internacional de Xiangyang, de Xian, e algumas paragens de metro tiveram de ser encerradas.

A imprensa local publicou imagens do caos que aconteceu em certos pontos da cidade no centro da China, onde vários carris ferroviários se tornaram em enormes jangadas, e camiões foram surpreendidos pelas chuvas.

Até esta manhã, as autoridades desconheciam a existência de vítimas.

A província mais afetada é a de Hebei, que rodeia Pequim, onde se registaram 130 mortos e outras 110 pessoas estão desaparecidas, entre elas várias crianças.

No total, o Ministério de Assuntos Civis estima que 14 milhões de pessoas foram atingidas e milhares estão presas pelas inundações.


Lusa

  • Cheias na China provocaram mais de 150 mortos
    1:16

    Mundo

    Na China a chuva torrencial está a deixar várias regiões do país submersas. As inundações e os deslizamentos de terra já provocaram 150 mortos e mais de 100 desaparecidos. As autoridades chinesas estão a ser acusadas de ocultar a verdadeira dimensão da tragédia.

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.