sicnot

Perfil

Mundo

Erdogan admite falhas na vigilância que permitiram o golpe de Estado

Erdogan admite falhas na vigilância que permitiram o golpe de Estado

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, admite que houve falhas na vigilância que permitiram o golpe de Estado falhado, mas garante que rapidamente a situação vai estar resolvida. Na primeira entrevista que deu desde a declaração do estado de emergência, Erdogan falou das detenções.

  • "O estado de emergência não tem que atropelar o estado de direito"
    4:17

    Mundo

    Depois da tentativa de golpe de Estado na Turquia, a população tem cedido aos apelos de Erdogan e tem saído à rua para apoiar o Presidente. José Pedro Tavares, correspondente da SIC em Ancara, relata os últimos acontecimentos e diz que o estado de emergência decretado no país "já era esperado". O jornalista lembra que a partir de agora "o Governo poderá decretar regulamentos e leis sem passar pelo parlamento" e que "o estado de emergência não tem que atropelar o estado de direito".

  • Medidas de Erdogan dividem turcos
    2:10

    Mundo

    A Turquia vai suspender a Convenção Europeia dos Direitos Humanos. Trata-se apenas de uma das muitas medidas durante o estado de emergência. Mas nas ruas e no parlamento turco nem todos concordam com o presidente Erdogan. A Turquia está dividida.

  • Presidente turco instaura estado de emergência para "erradicar" opositores
    1:43

    Mundo

    O Presidente turco instaurou esta noite o estado de emergência com uma duração de três meses. Erdogan justifica a decisão com a necessidade de tomar medidas rápidas e eficazes. O objectivo é atacar o movimento inspirado no clérigo Fethullah Gulen, exilado nos Estados Unidos, e que Ancara considera ser um dos mentores da tentativa de golpe de estado.

  • O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
    3:47
  • Morreu Miguel Beleza

    País

    Miguel Beleza, economista e antigo ministro das Finanças, morreu esta quinta-feira de paragem cardio-respiratória aos 67 anos.

  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.