sicnot

Perfil

Mundo

Governo turco e oposição trabalham numa nova constituição

O governo turco vai começar a trabalhar, em parceria com os principais partidos de oposição, na elaboração de uma nova constituição, disse hoje o primeiro-ministro Binaldi Yildirim, depois de meses de impasse sobre esta questão.

"Todos os principais partidos estão prontos para começar a trabalhar numa nova constituição", disse Yildirim aos jornalistas em Ancara, capital da Turquia, acrescentando que este assunto ficou esclarecido numa reunião entre o Presidente Recep Tayyop Erdogan e dois líderes da oposição.

Yildirim disse que numa primeira fase será feita uma "pequena alteração" na constituição no rescaldo da tentativa do golpe de Estado que ocorreu a 15 de julho.

"Será feita uma pequena alteração na remoção de obstáculos na atual constituição", diz o primeiro-ministro turco.

Acrescentou que o trabalho para a realização de uma nova constituição marca uma questão que tem sido uma das mais controversas na política turca ao longo dos últimos meses.

Erdogan e o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP) querem introduzir um sistema presidencialista, mas o primeiro-ministro Yildirim não mencionou isso no seu discurso.

O Presidente Erdogan reuniu-se também com o líder do Partido Republicano do Povo (CHP),Kemal Kilicdaroglu, e Devlet Bahceli líder do Partido do Movimento Nacionalista (MHP) numa reunião para encontrar "harmonia política" após o golpe de Estado falhado.

A constituição atual foi elaborada na sequência do golpe de Estado de 1980.

Lusa

  • Traço contínuo às curvas
    2:42
  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • Reservas de viagens na Páscoa e no verão aumentaram
    1:19

    Economia

    As reservas de viagens no período da Páscoa e do verão aumentaram este ano, tanto para o estrangeiro como para dentro de Portugal. O Algarve, a Madeira e os Açores continuam a ser os destinos de eleição. Os portugueses estão também a marcar férias com mais antecedência, uma das receitas para conseguir melhores preços.

  • Escada rolante inverte sentido e varre dezenas de pessoas
    1:15
  • Jovens impedidas de embarcar de leggings

    Mundo

    A moda das calças-elásticas-super-justas volta a fazer estragos. Desta vez nos EUA onde duas adolescentes foram impedidas de embarcar num voo da United Airlines devido à indumentária, que não cumpria com as regras dos tripulantes ou acompanhantes da companhia aérea norte-americana.

    Manuela Vicêncio

  • Cristas calcula défice de 3,7% sem "cortes cegos" das cativações
    0:45

    Economia

    Assunção Cristas diz que o défice de 2,1% só foi conseguido porque o Governo fez cortes cegos na despesa pública. Esta manhã, depois de visitar uma unidade de cuidados continuados em Sintra, a presidente do CDS-PP afirmou que, pelas contas do partido, sem cativações, o défice estaria nos 3,7%.

  • O pedido de desculpas de Dijsselbloem
    2:12

    Mundo

    O Governo português continua a mostrar a indignação que diz sentir perante as declarações do presidente do Eurogrupo. O ministro dos Negócios Estrangeiros português garante que com Dijsselbloem "não há conversa possível". Jeroen Dijsselbloem começou por recusar pedir desculpa mas depois cedeu perante a onda de indignação.