sicnot

Perfil

Mundo

Governo turco e oposição trabalham numa nova constituição

O governo turco vai começar a trabalhar, em parceria com os principais partidos de oposição, na elaboração de uma nova constituição, disse hoje o primeiro-ministro Binaldi Yildirim, depois de meses de impasse sobre esta questão.

"Todos os principais partidos estão prontos para começar a trabalhar numa nova constituição", disse Yildirim aos jornalistas em Ancara, capital da Turquia, acrescentando que este assunto ficou esclarecido numa reunião entre o Presidente Recep Tayyop Erdogan e dois líderes da oposição.

Yildirim disse que numa primeira fase será feita uma "pequena alteração" na constituição no rescaldo da tentativa do golpe de Estado que ocorreu a 15 de julho.

"Será feita uma pequena alteração na remoção de obstáculos na atual constituição", diz o primeiro-ministro turco.

Acrescentou que o trabalho para a realização de uma nova constituição marca uma questão que tem sido uma das mais controversas na política turca ao longo dos últimos meses.

Erdogan e o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP) querem introduzir um sistema presidencialista, mas o primeiro-ministro Yildirim não mencionou isso no seu discurso.

O Presidente Erdogan reuniu-se também com o líder do Partido Republicano do Povo (CHP),Kemal Kilicdaroglu, e Devlet Bahceli líder do Partido do Movimento Nacionalista (MHP) numa reunião para encontrar "harmonia política" após o golpe de Estado falhado.

A constituição atual foi elaborada na sequência do golpe de Estado de 1980.

Lusa

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Incêndio em Alfragide deixa 12 pessoas desalojadas
    1:59

    País

    Um incêndio destruiu este domingo a cobertura de um prédio de habitação em Alfragide, no concelho da Amadora. Doze pessoas ficaram desalojadas, mas ninguém ficou ferido. Os bombeiros dominaram o fogo em cerca de uma hora, os moradores queixam-se da falta de eficácia no combate às chamas.