sicnot

Perfil

Mundo

Graham, o super-humano imortal nas estradas

Mais parece um alienígena, mas é Graham, construído para ser imortal nas estradas, um "super-humano" com o corpo perfeito para sobreviver a um acidente de trânsito, segundo quem o criou. É uma "escultura" encomendada pela Comissão de Acidentes no Transporte (TAC, em inglês) do governo do Estado de Victoria, Austrália, e faz parte de uma campanha de segurança no trânsito.

Numa nova campanha, a Comissão de Acidentes no Transporte mostra como seria o corpo dos humanos caso tivéssemos evoluído para aguentar as forças envolvidas num acidente de carro. Graham é o "único ser humano" que poderia sobreviver a qualquer acidente rodoviário. O seu corpo foi totalmente construído de forma a conseguir minimizar os danos de uma colisão e proteger as partes vitais.

À primeira vista, é repulsivo. Com os conhecimentos de todas estas áreas, Graham foi criado com uma cabeça que parece uma rocha, sem pescoço, pés fortes que mais parecem raízes de árvores e o peito enrugado com costelas reforçadas, o que o faz parecer um estranho alienígena.

Jake Nowakowski

Graham é o resultado do trabalho de uma artista plástica, um cirurgião especializado em traumatismos e acidentes e um especialista em investigações de acidentes de trânsito.

“Graham é uma ferramenta educacional que vai servir a comunidade daqui para a frente, para nos relembrar do porquê de necessitarmos de desenvolver um sistema de estradas mais seguro que nos proteja se as coisas não correram bem", explica Joe Calafiore, da TAC.

Graham está em exposição na Biblioteca Estadual de Victoria até 8 de agosto, antes de partir em tourné.

  • Défice cai 1.900 milhões até agosto

    Economia

    O défice das administrações públicas foi de 2.034 milhões de euros até agosto, uma "melhoria de 1.901 milhões" face ao mesmo período de 2016, segundo o Governo, que justifica com aumento superior a 4% da receita.

  • Coreia do Norte acusa Trump de declarar guerra

    Mundo

    A Coreia do Norte acusou hoje o Presidente norte-americano de ter "declarado a guerra". O chefe da diplomacia norte-coreana ameaçou abater todo e qualquer bombardeiro dos EUA que se aproxime do território.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.

  • Atores recriam cena em que um homem é vítima de violência doméstica
    1:35
  • Ministério Público admite eventual detenção do presidente do governo da Catalunha
    2:24
  • Bispo vermelho

    "Recebia trabalhadores e sindicalistas, batia à porta de políticos e empresários, andava pelas ruas da cidade ao encontro dos que das ruas da cidade faziam casa". Joaquim Franco evoca Manuel Martins, o "bispo vermelho".

    Joaquim Franco

  • Apreendidos quase 7.000 comprimidos ilegais vendidos pela internet
    1:43

    País

    O Infarmed e a Autoridade Tributária apreenderam perto de 7.000 unidades de comprimidos ilegais.A apreensão aconteceu no âmbito de uma operação internacional da Interpol de combate aos medicamentos ilegais vendidos pela internet, explicou à SIC Luís Sande e Castro, diretor da Unidade de Inpeção do Infarmed.

  • Criar galinhas na cozinha, guerras no fogão, e drones dentro de casa
    7:28
  • Passageiro detido com 1 kg de ouro no reto

    Mundo

    Os funcionários da alfândega do aeroporto de Colombo, Sri Lanka, estranharam o comportamento de um passageiro que "caminhava com dificuldade". Um exame completo revelou a valiosa carga que levava escondida... no tubo intestinal.