sicnot

Perfil

Mundo

Graham, o super-humano imortal nas estradas

Mais parece um alienígena, mas é Graham, construído para ser imortal nas estradas, um "super-humano" com o corpo perfeito para sobreviver a um acidente de trânsito, segundo quem o criou. É uma "escultura" encomendada pela Comissão de Acidentes no Transporte (TAC, em inglês) do governo do Estado de Victoria, Austrália, e faz parte de uma campanha de segurança no trânsito.

Numa nova campanha, a Comissão de Acidentes no Transporte mostra como seria o corpo dos humanos caso tivéssemos evoluído para aguentar as forças envolvidas num acidente de carro. Graham é o "único ser humano" que poderia sobreviver a qualquer acidente rodoviário. O seu corpo foi totalmente construído de forma a conseguir minimizar os danos de uma colisão e proteger as partes vitais.

À primeira vista, é repulsivo. Com os conhecimentos de todas estas áreas, Graham foi criado com uma cabeça que parece uma rocha, sem pescoço, pés fortes que mais parecem raízes de árvores e o peito enrugado com costelas reforçadas, o que o faz parecer um estranho alienígena.

Jake Nowakowski

Graham é o resultado do trabalho de uma artista plástica, um cirurgião especializado em traumatismos e acidentes e um especialista em investigações de acidentes de trânsito.

“Graham é uma ferramenta educacional que vai servir a comunidade daqui para a frente, para nos relembrar do porquê de necessitarmos de desenvolver um sistema de estradas mais seguro que nos proteja se as coisas não correram bem", explica Joe Calafiore, da TAC.

Graham está em exposição na Biblioteca Estadual de Victoria até 8 de agosto, antes de partir em tourné.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..