sicnot

Perfil

Mundo

Simulador online calcula custos e poluição das viagens de carro na UE

© Rafael Marchante / Reuters

Os consumidores têm ao dispor um simulador online, para fazer contas sobre os custos de combustível e as emissões poluentes das viagens rodoviárias pela União Europeia.

O simulador (na morada https://green-driving.jrc.ec.europa.eu/#/) foi desenvolvido no âmbito da estratégia da Comissão Europeia, de avançar para veículos de baixas e de zero emissões poluentes, para os cidadãos poderem calcularem os custos associados ao uso dos seus automóveis.

A ferramenta interativa permite estimativas com base em variáveis como o segmento do automóvel, a força do motor, o tipo de combustível usado e a condução adotada.

O comissário responsável pela Educação, Nibor Navracsics, considerou a ferramenta para uma 'condução verde' como uma ajuda para os consumidores fazerem escolhas mais bem informadas a nível dos seus transportes e como podem baixar consumos de combustível e emissões de CO2.

"Este é um excelente exemplo de como a ciência pode apoiar objetivos políticos e providenciar ferramentas práticas para responder a desafios sociais e dar poder [de decisão] aos cidadãos", concluiu.

Lusa

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    Em atualização

    SIC

  • Portugal perde 22 mil empregos por ano por causa da pirataria
    1:52

    País

    Todos os anos, Portugal perde cerca de mil milhões de euros e mais de 22 mil empregos por causa à pirataria. Hoje assinala-se o dia mundial da propriedade intelectual. Uma área que diz respeito a todas as formas de arte e, entre outras, ao jornalismo.