sicnot

Perfil

Mundo

Simulador online calcula custos e poluição das viagens de carro na UE

© Rafael Marchante / Reuters

Os consumidores têm ao dispor um simulador online, para fazer contas sobre os custos de combustível e as emissões poluentes das viagens rodoviárias pela União Europeia.

O simulador (na morada https://green-driving.jrc.ec.europa.eu/#/) foi desenvolvido no âmbito da estratégia da Comissão Europeia, de avançar para veículos de baixas e de zero emissões poluentes, para os cidadãos poderem calcularem os custos associados ao uso dos seus automóveis.

A ferramenta interativa permite estimativas com base em variáveis como o segmento do automóvel, a força do motor, o tipo de combustível usado e a condução adotada.

O comissário responsável pela Educação, Nibor Navracsics, considerou a ferramenta para uma 'condução verde' como uma ajuda para os consumidores fazerem escolhas mais bem informadas a nível dos seus transportes e como podem baixar consumos de combustível e emissões de CO2.

"Este é um excelente exemplo de como a ciência pode apoiar objetivos políticos e providenciar ferramentas práticas para responder a desafios sociais e dar poder [de decisão] aos cidadãos", concluiu.

Lusa

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.