sicnot

Perfil

Mundo

Simulador online calcula custos e poluição das viagens de carro na UE

© Rafael Marchante / Reuters

Os consumidores têm ao dispor um simulador online, para fazer contas sobre os custos de combustível e as emissões poluentes das viagens rodoviárias pela União Europeia.

O simulador (na morada https://green-driving.jrc.ec.europa.eu/#/) foi desenvolvido no âmbito da estratégia da Comissão Europeia, de avançar para veículos de baixas e de zero emissões poluentes, para os cidadãos poderem calcularem os custos associados ao uso dos seus automóveis.

A ferramenta interativa permite estimativas com base em variáveis como o segmento do automóvel, a força do motor, o tipo de combustível usado e a condução adotada.

O comissário responsável pela Educação, Nibor Navracsics, considerou a ferramenta para uma 'condução verde' como uma ajuda para os consumidores fazerem escolhas mais bem informadas a nível dos seus transportes e como podem baixar consumos de combustível e emissões de CO2.

"Este é um excelente exemplo de como a ciência pode apoiar objetivos políticos e providenciar ferramentas práticas para responder a desafios sociais e dar poder [de decisão] aos cidadãos", concluiu.

Lusa

  • Descobertos fósseis que podem provar existência de vida em Marte

    Mundo

    Fósseis com 3,77 mil milhões de anos, dos mais antigos já descobertos, foram identificados por cientistas de vários países na província do Quebec, no leste do Canadá. As descobertas coincidem no tempo com a altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, o que levanta questões sobre a hipótese de vida extraterrestre.

  • As polémicas declarações de João Braga sobre os Óscares

    País

    A Associação SOS Racismo reagiu esta quarta-feira às palavras do fadista João Braga na sua página no Facebook, sobre a cerimónia de entrega dos Óscares, e disse esperar que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial atue de forma exemplar face.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52
  • Oprah admite candidatar-se à Presidência dos EUA

    Mundo

    A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey admitiu, numa entrevista, que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro a fez considerar a possibilidade de entrar na corrida à Casa Branca.

  • Temperaturas recorde no "último lugar da Terra"

    Mundo

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou esta quarta-feira que se registaram nos últimos 37 anos temperaturas altas recorde na Antártida, num local que foi descrito como "o último lugar da Terra".