sicnot

Perfil

Mundo

Simulador online calcula custos e poluição das viagens de carro na UE

© Rafael Marchante / Reuters

Os consumidores têm ao dispor um simulador online, para fazer contas sobre os custos de combustível e as emissões poluentes das viagens rodoviárias pela União Europeia.

O simulador (na morada https://green-driving.jrc.ec.europa.eu/#/) foi desenvolvido no âmbito da estratégia da Comissão Europeia, de avançar para veículos de baixas e de zero emissões poluentes, para os cidadãos poderem calcularem os custos associados ao uso dos seus automóveis.

A ferramenta interativa permite estimativas com base em variáveis como o segmento do automóvel, a força do motor, o tipo de combustível usado e a condução adotada.

O comissário responsável pela Educação, Nibor Navracsics, considerou a ferramenta para uma 'condução verde' como uma ajuda para os consumidores fazerem escolhas mais bem informadas a nível dos seus transportes e como podem baixar consumos de combustível e emissões de CO2.

"Este é um excelente exemplo de como a ciência pode apoiar objetivos políticos e providenciar ferramentas práticas para responder a desafios sociais e dar poder [de decisão] aos cidadãos", concluiu.

Lusa

  • Como não perder Barack e Michelle Obama nas redes sociais

    Mundo

    Sair da Casa Branca implica mais que reunir objetos físicos: é preciso guardar também os tweets, os posts e todo o conteúdo digital produzido nos últimos oito anos pelo Presidente dos EUA e pela primeira-dama. A equipa de Barack Obama já preparou tudo para que nada se perca do seu legado digital.

  • Portugueses querem contratar Obama

    Mundo

    Contratar Barack Obama. Pode parecer uma tarefa impossível, mas para a startup portuguesa Swonkie a única resposta a este desafio é "Yes We Can", mote da campanha presidencial de Obama de há nove anos.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.