sicnot

Perfil

Mundo

Trump criticado pela ameça de saída da Organização Mundial de Comércio

​A Casa Branca criticou o candidato presidencial republicano, Donald Trump, por ameaçar retirar os Estados Unidos da América (EUA) da Organização Mundial do Comércio (OMC).

A Casa Branca criticou hoje o candidato presidencial republicano, Donald Trump, por ameaçar retirar os Estados Unidos da América (EUA) da Organização Mundial do Comércio (OMC).

O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, reagiu na conferência de imprensa diária sobre a afirmação feita por Trump, no domingo, de que poderia "retirar" o país da OMC, se chegar ao poder, depois de classificar a organização como "um desastre".

"Sair da OMC (...) teria consequências gravemente negativas para a economia dos EUA e para os trabalhadores estadunidenses", assegurou Earnest.

Os Estados Unidos "beneficiam de uma relação comercial eficaz com países de todo o mundo", acrescenta.

As críticas de Donald Trump à OMC surgem de uma suposta intenção do organismo internacional em travar o plano do magnata para aplicar impostos às empresas norte-americanas que se instalam no exterior para reduzir custos.

"Haverá um imposto", disse Trump numa entrevista, no domingo, no programa "Meet the Press", da NBC.

O magnata também tem sido muito crítico da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte), pois considera ser obsoleta e financiada de forma desproporcionada pelos Estados Unidos.

Lusa

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Ministro pede aos pais que vacinem os filhos e não vão "em modas"
    2:11

    Surto de sarampo

    O ministro da Saúde deixou esta terça-feira um apelo aos pais para vacinarem os filhos e não se deixarem ir em "modas". Adalberto Campos Fernandes vai reforçar as parcerias entre Ministério da Saúde e Educação. Durante a inauguração da unidade de saúde de Algés, o ministro deixou a garantia de que as novas medidas para combater epidemias como a do sarampo serão conhecidas no Dia Mundial da Criança.

  • As diferentes faces de Maria
    4:45

    Mundo

    Qual é a imagem de Nossa Senhora que vem à sua mente quando o nome da Virgem católica é mencionado? Uma exposição numa cidade do interior do Brasil mostra que a Mãe de Jesus pode ter várias faces.

    Correspondente SIC