sicnot

Perfil

Mundo

Avião solar completa volta ao mundo

A chegada a Abu Dhabi

© Jack Jabbour / Reuters

O avião Solar Impulse II, movido exclusivamente a energia solar, completou hoje a volta ao mundo que iniciou em março de 2015.

O Solar Impulse II aterrou em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) às 04:05 (1:05 em Lisboa), de onde tinha partido a 9 de março do ano passado para um périplo inédito de mais de 40 mil quilómetros, passando por quatro continentes e concluído sem usar combustível.

"Este é um momento muito especial para nós, completámos esta viagem, passo a passo, e estamos muito emocionados com a chegada a Abu Dhabi", disse à agência de notícias EFE André Borschberg, um dos dois pilotos da aeronave. Na última etapa, entre o Cairo e Abu Dhabi, o avião foi pilotado por Bertrand Piccard.

© Jack Jabbour / Reuters

O Solar Impulse II percorreu 40 mil quilómetros em 17 voos de mais de 500 horas. Sobrevoou o mar da Arábia, a Índia, a Birmânia, a China, os oceanos Pacífico e Atlântico, os Estados Unidos da América, o sul da Europa e o norte de África.

O projeto Solar Impulse II - liderado por dois pilotos suíços, Bertrand Piccard e André Borschberg, pretende consciencializar e convencer os diferentes líderes políticos da necessidade de optar por soluções tecnológicas que preservam o ambiente.

Lusa

  • Filhos do ex-embaixador do Iraque acusados um ano e meio depois,
    2:51

    País

    O Ministério Público deduziu acusação contra Haider e Ridha, os filhos do antigo embaixador iraquiano em Portugal por tentativa de homicídio. Mas há dúvidas de que o julgamento se realize, uma vez que os agressores já não estão Portugal. Tudo aconteceu em agosto de 2016 em Ponte de Sor.

  • Investigação à tragédia de Pedrógão concluída
    1:10
  • Suspeito de esfaquear companheira aguarda julgamento em prisão preventiva
    1:13

    País

    O homem suspeito de ter esfaqueado a companheira num posto de combustível, em Bragança, fica a aguardar julgamento em prisão preventiva. A vítima sofreu 48 golpes por todo o corpo à frente de uma filha menor. A mulher, de 33 anos, foi levada às urgências em estado grave, mas está livre de perigo.

  • Alternativas para vender a sua casa
    8:58
  • Adolescentes salvos por drone na Austrália
    1:23