sicnot

Perfil

Mundo

Detidos no Dubai dois generais turcos em serviço no Afeganistão

© Kenan Gurbuz / Reuters

Dois generais turcos, em serviço no Afeganistão, foram detidos no Dubai por suspeitas de ligações com a tentativa de golpe de Estado de 15 de julho contra o presidente Recep Tayyip Erdogan, disse hoje um responsável turco.

O major-general Mehmet Cahit Bakir, comandante da força turca no Afeganistão, e o general Sener Topuc foram detidos no aeroporto do Dubai pelas autoridades dos Emiratos Árabes Unidos (EAU), indicou a agência noticiosa pró-governamental Anadolu.

As detenções foram efetuadas ao abrigo da cooperação entre o serviço de informações turco e os EAU, na sequência da tentativa de golpe de Estado atribuído por Ancara ao religioso exilado nos Estados Unidos Fethullah Gulen, acrescentou.

Estas são as primeiras detenções de militares de alta patente fora da Turquia, depois da purga que se seguiu à tentativa de golpe de Estado.

A Anadolu indicou que o antigo governador de Istambul Huseyin Avni Mutlu foi detido no âmbito do inquérito aos acontecimentos de 15 de julho.

Mais de 13 mil pessoas, incluindo uma centena de generais, foram já detidas após a tentativa de golpe de estado.


Lusa

  • Governo turco inicia ofensiva contra os media

    Mundo

    Mais de 40 jornalistas foram hoje as novas vítimas da purga lançada pelo Presidente da Turquia, que recebeu os líderes da oposição para analisar as consequências da tentativa de golpe de Estado de 15 de julho.