sicnot

Perfil

Mundo

Homens holandeses e mulheres letãs os mais altos do mundo

reuters

Os homens da Holanda e as mulheres da Letónia são os mais altos do mundo, revela um estudo publicado na revista eLife, e que analisou os padrões de crescimento em 187 países, desde 1914. De Portugal, os homens surgem no 75º da tabela e as mulheres em 48º.

Os portugueses, em média, têm 1,74m de altura, segundo este estudo. Por sua vez, as mulheres portugueses estão nos 1,63m.

Em média, os homens holandeses medem 1,83m e as mulheres letãs 1,70m.

Em proporção, os homens iranianos e as mulheres sul coreanas tiveram o maior crescimento, com uma média de 16 cm e 20 cm respetivamente.

No Reino Unido, ambos os sexos cresceram em paralelo - cerca de 11 cm. Os homens medem cerca de 1,78m e as mulheres 1,64m.

A maior estagnação do crescimento da população registou-se nos Estados Unidos, desde os anos 70. Homens e mulheres cresceram apenas 5 cm e 6cm respetivamente. Em 1914, o homem norte-americano era o terceiro mais alto do mundo e a mulher a quarta. Atualmente, estão em 37º e 42º lugar.

Os países europeus dominam atualmente a tabela dos mais altos. No sudeste asiático, observou-se um dos maiores crescimentos da população em altura. No Japão, CHina e Coreia do Sul a população é bastante mais alta do que há cem anos.

Os homens mais baixos do mundo são os de Timor-Leste (1,60m), enquanto as mulheres mais baixas estão na Guatemala (1,50m).

Em termos globais, a variação da altura é explicada pela genética, mas os autores do estudo dizem que o ADN não pode ser o fator dominante e enfatizam os fatores ambientais, cuidados de saúde ou nutrição.

Atualizado às 12:46 (corrige média da altura dos portugueses)

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.

  • Líderes europeus assinalam progressos para alcançar acordo sobre migrações
    2:02