sicnot

Perfil

Mundo

John Kerry alerta Coreia do Norte para consequências de testes nucleares

© Jorge Silva / Reuters

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, avisou o regime de Pyongyang que vai ter de enfrentar "verdadeiras consequências" por causa do programa de testes nucleares em curso na Coreia do Norte.

"Estamos determinados em fazer com que a República Popular e Democrática da Coreia (DPRK) entenda que existem consequências reais para estas ações", disse Kerry aos jornalistas, à margem da cimeira da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) na capital do Laos referindo-se ao país (Coreia do Norte) através do nome oficial.

A tensão agravou-se desde que Pyongyang realizou o quarto teste nuclear em janeiro, tendo depois levado a cabo uma série de lançamento de mísseis que segundo os analistas militares demonstram que a Coreia do Norte está a fazer progressos no sentido de conseguir armamento capaz de atacar território norte-americano.

As Nações Unidas já anunciaram sanções contra o regime norte-coreano, mas Pyongyang manteve o programa de lançamento de mísseis, sendo que o último foi efetuado na semana passada.

Na sequência das posições da Coreia do Norte, os governos de Washington e de Seul concordaram no princípio do mês de julho instalar na Creia do Sul um sofisticado sistema antimíssil na Coreia do Sul.


Lusa

  • Proteção Civil passa a ter Secretaria de Estado
    1:13

    País

    O Governo criou uma nova Secretaria de Estado da Proteção Civil, que vai ser liderada por José Artur Tavares Neves. Esta é a principal novidade da remodelação governamental que envolve quatro Secretários de Estado, dois deles foram reconduzidos nos cargos.

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC