sicnot

Perfil

Mundo

Morre médico baleado por paciente em Berlim

© Hannibal Hanschke / Reuters

Morreu o médico que esta manhã foi baleado num hospital universitário em Steglitz, na área de Berlim, Alemanha. De acordo com a agência Reuters, o atirador era um paciente e ter-se-á suicidado de seguida. A polícia diz que não há sinais de que o incidente se tratasse de um ataque terrorista.

Uma porta-voz da polícia disse à agência noticiosa AFP que vários tiros foram disparados num hospital universitário num bairro rico do sudoeste de Steglitz da capital alemã.

"Segundo informação preliminar, um paciente atingiu um médico a tiro no hospital e depois suicidou-se", disse.

Os disparos ocorreram no Hospital Universitário Charit, por volta das 11 da manhã locais (12:00 em Lisboa), depois de quatro ataques registados na Alemanha desde 18 de julho, que causaram no total 10 mortos de 12 feridos.

O tiroteio aconteceu numa altura em que a Alemanha está no limite, depois de quatro ataques violentos no sul do país.

Um requerente de asilo sírio fez-se explodir no exterior de um festival de música e feriu 15 outras pessoas em Ansbach no domingo, seis dias depois de quatro passageiros de um comboio terem sido feridos com um machado por outro requerente de asilo, em Wuerburg, no dia 18 de julho.

O grupo extremista Estado Islâmico reivindicou ambos os ataques.

Na sexta-feira, nove pessoas foram mortas num centro comercial durante um tiroteio em Munique levado a cabo por um adolescente germano-iraniano com um historial de problemas psicológicos, mas sem ligações aparentes aos 'jihadistas'.

No domingo, um refugiado sírio matou uma mulher polaca de 45 anos com uma grande faca de kebab num café no sudoeste da cidade de Reutlingen.

A polícia concluiu que o incidente, onde três outras pessoas ficaram feridas, foi provavelmente um "crime passional".

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • As novas rotas da TAP em 2017
    1:59

    Economia

    No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.