sicnot

Perfil

Mundo

Papa manifesta "dor e horror" e condena sequestro em França

© XXSTRINGERXX xxxxx / Reuters

O papa Francisco associou-se hoje "à dor e ao horror" e "condenou severamente" o ataque numa igreja no norte de França, indica um comunicado do Vaticano, que refere "um homicídio bárbaro".

"Fomos particularmente atingidos porque esta violência horrível ocorreu numa igreja, um lugar sagrado onde se anuncia o amor de Deus, com o homicídio bárbaro de um padre e fiéis feridos", explicou o Vaticano.

Um padre foi morto hoje e uma pessoa ficou gravemente ferida num sequestro numa igreja em Saint-Etienne-du-Rouvray, perto de Rouen, na Normandia.

O presidente francês, François Hollande, decidiu visitar imediatamente o local.

"Toda a França e todos os católicos estão magoados" perante este "ataque bárbaro", escreveu o primeiro-ministro francês, Manuel Valls, numa mensagem na rede social Twitter.

Na operação para pôr fim ao sequestro, a unidade de intervenção da polícia francesa matou os dois sequestradores que fizeram cinco reféns, indicou o porta-voz do Ministério do Interior francês.

Em comunicado, o ministério público de Paris indicou ter atribuído a investigação do caso à subdireção antiterrorista e a direção-geral de segurança interna francesas.

Lusa

  • Sequestro em França termina com raptores abatidos e um refém morto

    Mundo

    Dois homens armados com facas fizeram hoje cinco reféns numa igreja em Saint-Etienne-du-Rouvray, na região francesa da Normandia. Os sequestradores acabaram por ser abatidos pela polícia. Um dos reféns, padre, morreu e outro está gravemente ferido. O Presidente francês diz que o Daesh é o responsável pelo ataque.

  • Todos os distritos sob Aviso Amarelo devido ao frio

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou Portugal continental sob Aviso Amarelo na quarta e na quinta-feira. Os termómetros vão estar abaixo de zero em todo o território, à exceção dos distritos de Lisboa, Porto e Faro.

  • Motim em prisão brasileira fez pelo menos 30 mortos
    1:09

    Mundo

    Um novo motim numa prisão brasileira fez pelo menos 30 mortos. A prisão, que é a maior do Estado do Rio Grande do Norte, tem capacidade para 600 reclusos mas acolhe quase o dobro. Após o motim de 14 horas, a polícia já tem o controlo total da prisão.

  • Aqui também se vive
    16:07
  • Austrália condena Japão por caça de baleias no Oceano Antártico

    Mundo

    O Governo da Austrália condenou hoje o Japão por retomar a caça de baleias no Oceano Antártico, após a divulgação de imagens de um cetáceo morto a bordo de um barco japonês que se encontrava em águas protegidas.O ministro do Ambiente, Josh Frydenberg, manifestou "profunda deceção", um dia depois de a organização Sea Shepherd divulgar fotografias e vídeos de uma baleia minke no barco japonês Nisshin Maru.