sicnot

Perfil

Mundo

Parlamento turco aprova comissão para investigar tentativa de golpe de Estado

O parlamento turco aprovou esta terça-feira uma comissão cujo objetivo será investigar a tentativa de golpe de Estado falhada do dia 15 de julho na Turquia.

No grupo de trabalho estão incluídos representantes dos partidos com assento parlamentar, incluindo das três forças da oposição. Os suspeitos de participar ou colaborar na tentativa de derrubar o governo poderão vir a ser interrogados.

A tentativa de derrubar o regime turco, chefiado por Erdogan, foi condenado por vários líderes mundiais, entre os quais o presidente russo.

A Rússia e a Turquia estão há cerca de um ano de costas voltadas, depois do abate de um avião militar russa pelas forças turcas junto à fronteira entre a Turquia e a Síria

O governo turco fez entretanto um pedido de desculpas pelo incidente e Vladimidir Putin parece decidido a relatar as relações entre os dois países.

No dia 9 de agosto está marcado um encontro entre o líder turco Erdogan e o presidente russo, em São Petersburgo.

  • MIT quer humanos a ajudar máquinas a decidir (quem morre)

    Mundo

    A "Máquina Moral" é uma plataforma online que recolhe a perspetiva humana em decisões que terão de ser tomadas por uma máquina. Por exemplo, quando um carro sem condutor se depara com o dilema do mal menor: em quem acertar - para evitar outros - num acidente de viação.

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.