sicnot

Perfil

Mundo

Parlamento turco aprova comissão para investigar tentativa de golpe de Estado

O parlamento turco aprovou esta terça-feira uma comissão cujo objetivo será investigar a tentativa de golpe de Estado falhada do dia 15 de julho na Turquia.

No grupo de trabalho estão incluídos representantes dos partidos com assento parlamentar, incluindo das três forças da oposição. Os suspeitos de participar ou colaborar na tentativa de derrubar o governo poderão vir a ser interrogados.

A tentativa de derrubar o regime turco, chefiado por Erdogan, foi condenado por vários líderes mundiais, entre os quais o presidente russo.

A Rússia e a Turquia estão há cerca de um ano de costas voltadas, depois do abate de um avião militar russa pelas forças turcas junto à fronteira entre a Turquia e a Síria

O governo turco fez entretanto um pedido de desculpas pelo incidente e Vladimidir Putin parece decidido a relatar as relações entre os dois países.

No dia 9 de agosto está marcado um encontro entre o líder turco Erdogan e o presidente russo, em São Petersburgo.

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22