sicnot

Perfil

Mundo

"Um cristão que não seja revolucionário neste tempo, não é cristão"

© Max Rossi / Reuters

O papa Francisco afirma, no prefácio do "DOCAT", uma tradução popular do documento de Doutrina Social da Igreja Católica, que é apresentado hoje, em Cracóvia, que "um cristão que não seja revolucionário neste tempo, não é cristão".

O "DOCAT", apresentado no âmbito Jornada Mundial da Juventude (JMJ), vai fazer parte da coleção "Youcat", sendo a Paulus Editora, a distribuidora oficial para a língua portuguesa deste novo volume que aborda a Doutrina Social da Igreja, "numa linguagem jovem, acessível e dinâmica".

"Com a força do Evangelho, podemos mudar realmente o mundo", afirma o papa Francisco no prefácio da obra, que é "uma tradução popular da Doutrina Social da Igreja Católica, tal como foi desenvolvida em importantes documentos desde Leão XIII", que foi pontífice de 1878 a 1908.

"Um cristão que não seja revolucionário neste tempo, não é cristão", afirma o papa Francisco no prefácio da obra.

"O DOCAT estará disponível em mais de 30 línguas e conta também com uma aplicação para telemóvel, que pode ser descarregada pelos peregrinos da JMJ, que transmite a Doutrina Social da Igreja de uma forma divertida", disse à Lusa fonte da Paulus.

O Papa Francisco vai oferecer o DOCAT a todos os peregrinos da JMJ, "um gesto que é o ponto de partida para a campanha juvenil à escala global 'Faz parte do sonho do papa'".

"O sonho do papa é que esta mudança aconteça pelas mãos dos jovens", adiantou a mesma fonte.

Segundo a Paulus Editora, "são especialmente os jovens que se devem sentir interpelados para lerem os grandes documentos da Igreja Católica no seu texto original e orientarem a sua ação segundo as máximas da verdade, da justiça e do amor".

No prefácio, Francisco, à frente dos destinos da Igreja Católica desde março de 2013, afirma: "Espero que um milhão de jovens, mais ainda, que uma geração inteira seja, para os seus contemporâneos, uma doutrina social em movimento. O mundo só mudará quando homens com Jesus se entregarem por ele, com Ele forem para as periferias e para o meio da miséria".

"Este é um desafio do papa a todos os jovens a irem para a política e a lutar pela justiça e pela dignidade humana, sobretudo dos mais pobres", segundo fonte da editora católica portuguesa.

Em declarações à Lusa, antecipando a JMJ, o diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil da Igreja Católica portuguesa, Eduardo Novo afirmou: "Se me permitisse, desafiava o Santo Padre a que ele continuamente dissesse aos jovens: 'não te conformes, transforma-te'".

A edição portuguesa do "DOCAT" estará disponível a partir de setembro, adiantou à Lusa fonte da editora católica.

Lusa

  • Primeiro-ministro admite que retatório sobre Tancos possa ser "fabricado"
    2:06

    País

    O primeiro-ministro garante que o relatório divulgado pelo expresso sobre o desaparecimento de armas em Tancos não é de nenhum organismo oficial e admite até que possa ser fabricado. Costa critica ainda o líder do PSD por comentado uma notícia que não confirmou. As Forças Armadas também negaram a existência de qualquer relatório sobre Tancos que o Expresso reafirma existir e ser verdadeiro.

  • Maratona da democracia em Barcelona
    1:18

    Mundo

    Na Catalunha, milhares de pessoas alimentam o braço de ferro com Madrid. Em Barcelona decorre a maratona pela democracia decorre na Praça da Universidade. A iniciativa repete-se noutros 300 municípios da região.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.