sicnot

Perfil

Mundo

"A França já não é o que era"

O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu hoje ao assassínio de um padre francês, no mais recente ataque terrorista em França, dizendo que "a França já não é o que era".

© Carlo Allegri / Reuters

Durante uma conferência de imprensa na Florida, o candidato republicano mencionou o ataque a uma igreja na região da Normandia, afirmando que um amigo que visitou recentemente o país disse-lhe: "Eu não vou a França. Eu não vou a França. França já não é o que era".

"Eles não vão gostar de mim por dizer isto. Mas, vimos o que aconteceu em Nice. Vimos o que aconteceu ontem com o padre que supostamente era um homem espetacular. França já não é o que era", disse Trump.

A 14 de julho, em Nice, um camião atropelou uma multidão de pessoas que festejava o dia nacional de França, fazendo 84 mortos. Na terça-feira, mais um ataque ocorreu no país, na Normandia, em que dois atacantes degolaram o padre Jacques Hamel, com 86 anos.

Ambos os ataques foram reivindicados pelo Daesh.

Trump procurou encontrar uma ligação entre a violência causada pelo Daesh e a imigração proveniente do Médio Oriente.

"Isto só vai piorar", disse o candidato à presidência dos Estados Unidos.

"A Hillary Clinton quer permitir que mais de 550 por cento de pessoas daquela região venham para o nosso país e nós não temos ideia de quem são, de onde vêm, e qual a sua documentação. Isto só vai piorar", acrescentou o bilionário magnata do setor imobiliário.

A candidata democrática Clinton disse, em setembro de 2015, no canal televisivo CBS, que era a favor do aumento do número de refugiados sírios (10.000 planeados pelo Presidente Barack Obama) para 65.000.

Lusa

  • França tem uma guerra para travar contra o Daesh
    3:09

    Mundo

    Nunca a ameaça terrorista islâmica à Europa foi tão grande. Estas são as palavras de François Hollande, que se deslocou à Normandia, onde dois homens armados invadiram uma igreja e mataram um padre. O Presidente francês admitiu que o Daesh declarou uma guerra e afirma que esta tem de ser vencida através de quaisquer meios. Contudo, lembra que os meios têm de ser dentro da lei, uma vez que é isso que faz uma democracia. Já o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy afirma que a alma de França foi atingida e insiste em medidas urgentes. O Papa Francisco reagiu logo após o atentado, condenando radicalmente o "ataque bárbaro".

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.