Papa afirma que "mundo está em guerra", mas não de religiões

© POOL New / Reuters
27.07.2016 17h27
O papa declarou hoje, a bordo do avião com destino à Polónia, que "o mundo está em guerra", mas não de religiões, e sim "de interesses".
"Quando falo em guerra, falo numa guerra de interesses, por dinheiro, pelos recursos da natureza, pelo domínio dos povos. Mas não é uma guerra de religiões. Todas as religiões querem a paz, são os outros que querem a guerra", afirmou Francisco, no início de uma visita de cinco dias à Polónia por ocasião das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ).
No atual momento de violência, a primeira palavra que surge é "insegurança, mas o verdadeiro termo é guerra", disse o papa, referindo-se ao assassínio do padre francês Jacques Hamel, de 85 anos, degolado num ataque reivindicado pelo grupo extremista Daesh contra uma igreja nos arredores de Rouen, noroeste de França.
Mas o papa lembrou também a morte de muitos inocentes e não apenas na Europa.
"Há muito que o mundo está numa guerra fragmentada. Recordemos este santo padre que foi morto quando rezava por toda a Igreja. Ele é uma vítima, mas quantos cristãos, quantos inocentes, quantas crianças... Pensemos, por exemplo, na Nigéria", afirmou.
O papa também se referiu ao atual momento como uma guerra "não-orgânica", ou seja, não-declarada, mas "sim, organizada", esclareceu.
Sobre as JMJ, Francisco afirmou esperar que "os jovens dêem um pouco de esperança neste momento" ao mundo.
Lusa
Relacionados
-
Papa inicia hoje visita a Polónia para encontrar jovens e lembrar holocausto
O Papa Francisco inicia hoje a visita à Polónia, onde decorrem as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) em Cracóvia, tendo previstos encontros com jovens e um percurso em silêncio pelos campos de Auschwitz e Birkenau.
-
"Um cristão que não seja revolucionário neste tempo, não é cristão"
O papa Francisco afirma, no prefácio do "DOCAT", uma tradução popular do documento de Doutrina Social da Igreja Católica, que é apresentado hoje, em Cracóvia, que "um cristão que não seja revolucionário neste tempo, não é cristão".
- 2:15
Papa vai estar na Polónia para as jornadas mundiais da juventude
O Papa Francisco tem pela frente um teste à política do Vaticano, em defesa dos refugiados. Amanhã, o chefe da Igreja Católica estará com 300 mil jovens, nas jornadas mundiais da juventude, na Polónia. A presença do Papa é um desafio ao Governo ultraconservador da Polónia, que fechou as portas aos requerentes de asilo.
Na Homepage
- 1:51
- 0:50
- 1:10
Costa diz que é "excelente notícia" DBRS subir rating de Portugal
A agência de notação financeira canadiana DBRS melhorou a classificação do rating atribuído a Portugal. O primeiro-ministro António Costa considera que esta é uma "excelente notícia".
21.04.2018 às 12h52
- 2:11
- 2:43
Alunos trocam aulas pelas ruas contra armas nos EUA
Milhares de estudantes norte-americanos abandonaram as salas de aula para protestar nas ruas contra a lei sobre porte de arma. Em Nova Iorque, em Washington e em muitas outras cidades, os estudantes mobilizaram-se por uma mudança na legislação.
21.04.2018 às 15h38
-
-
Índia aprova pena de morte para violadores de crianças com menos de 12 anos
21.04.2018 às 17h27
-
Fotos da semana
Nesta semana que agora termina, mostramos-lhe a atualidade nacional e internacional em imagens.
- 2:36
Rainha Isabel II faz hoje 92 anos
A rainha Isabel II de Inglaterra assinala hoje o seu 92º aniversário com um concerto em Londres que terá a presença de várias estrelas da música como Sting, Tom Jones, Craig Davis e Kylie Minogue que vão atuar no Royal Albert Hall.
21.04.2018 às 15h29