sicnot

Perfil

Mundo

Polícias envolvidos na morte de jovem negro nos EUA foram absolvidos

© Andrew Kelly / Reuters

O procurador-geral de Baltimore, nos Estados Unidos, retirou as acusações contra os três polícias envolvidos na morte de um jovem negro. Freddie Gray, um jovem afro-americano de 25 anos, morreu a 19 de abril, uma semana depois da sua detenção, na sequência de lesões na coluna vertebral.

Após a morte do jovem, a procuradora Marilyn Mosby surpreendeu a cidade de Baltimore ao apresentar as acusações contra seis polícias.

Posteriormente, o juiz do caso absolveu três dos seis oficiais.

Na semana passada, o procurador-geral não conseguiu a condenação de um dos polícias envolvidos no caso da morte do jovem negro e após a decisão de não condenação, a Polícia de Baltimore pediu ao procurador para retirar as acusações aos restantes polícias.

A morte do jovem de 25 anos foi uma de muitas mortes às mãos de polícias dos Estados Unidos da América, tornando-se num símbolo que originou um debate nacional sobre as táticas policiais e o tratamento diferenciado às minorias.

  • Liga investiga incidentes em Guimarães
    1:22

    Desporto

    Pelo menos seis pessoas ficaram feridas ontem à noite na sequência de confrontos, antes do jogo entre Vitória de Guimarães e Sporting de Braga. Mais de 50 adeptos bracarenses foram identificados pela PSP. A Liga de Clubes vai instaurar um processo de averiguações.

  • Associação ambiental alerta para limpezas de terrenos sem critério
    2:07

    País

    A menos de um mês do fim do prazo fixado para a limpeza dos terrenos, persistem dúvidas, resistências e exemplos de terrenos que são limpos sem critério. O resultado poderá ser o crescimento rápido de vegetação antes do verão. O aviso é deixado por uma associação que está a plantar árvores, em Arouca.