sicnot

Perfil

Mundo

Polícias envolvidos na morte de jovem negro nos EUA foram absolvidos

© Andrew Kelly / Reuters

O procurador-geral de Baltimore, nos Estados Unidos, retirou as acusações contra os três polícias envolvidos na morte de um jovem negro. Freddie Gray, um jovem afro-americano de 25 anos, morreu a 19 de abril, uma semana depois da sua detenção, na sequência de lesões na coluna vertebral.

Após a morte do jovem, a procuradora Marilyn Mosby surpreendeu a cidade de Baltimore ao apresentar as acusações contra seis polícias.

Posteriormente, o juiz do caso absolveu três dos seis oficiais.

Na semana passada, o procurador-geral não conseguiu a condenação de um dos polícias envolvidos no caso da morte do jovem negro e após a decisão de não condenação, a Polícia de Baltimore pediu ao procurador para retirar as acusações aos restantes polícias.

A morte do jovem de 25 anos foi uma de muitas mortes às mãos de polícias dos Estados Unidos da América, tornando-se num símbolo que originou um debate nacional sobre as táticas policiais e o tratamento diferenciado às minorias.

  • Bruno de Carvalho garante empenho do Sporting
    0:52

    Desporto

    Bruno de Carvalho diz que o Sporting continua empenhado apesar do momento que o clube atravessa. O presidente leonino discursou ao início da tarde no núcleo Leões da Madeira, no Funchal, onde o Sporting joga hoje com o Marítimo.

  • Cágado tratado com implante impresso em 3D
    2:26
  • Patrões não aceitam alterações ao acordo de concertação social
    2:25

    Economia

    As confederações patronais foram esta sexta-feira ao Palácio de Belém dizer ao Presidente da República que não aceitam que o Parlamento faça alterações ao acordo de concertação social. Os patrões dizem ainda ter esperança que o Parlamento não chumbe o decreto-lei que reduz a TSU das empresas com salários mínimos.