sicnot

Perfil

Mundo

Queijo mais caro do mundo é de burra

Reuters

Acredita-se que ajuda a travar o envelhecimento, a aumentar o vigor e a imunidade. Vem da Sérvia e é considerada uma iguaria sem igual. É feito de leite de burra e o mais caro queijo do mundo.

© Marko Djurica / Reuters

Rico em vitaminas e minerais, o leite de burra ajuda a travar o processo de envelhecimento e é utilizado nos Balcãs para melhorar a imunidade desde os tempos idos. No Egito, reza a História que Cleópatra se banhava nele.

reuters

O queijo feito com este leite - "pule" - chega a custar 1000€ o quilo - um valor que se deve à extremamente baixa produção de leite de magarica (burra) na principal quinta que o produz na Sérvia (cerca de 300 mililitros por dia). As burras têm de ser ordenanhadas à mão, três vezes por dia.

Os burros domesticados dos Balcãs eram muito populares na Sérvia rural, mas a maquinaria moderna do século XX fez cair em desuso o animal. Muitos foram abatidos ou abandonados, até ser criada, desde há alguns anos, uma reserva de preservação da espécie, que produz leite e queijo de burra.

reuters

  • Younes Abouyaaqoub, o homem mais procurado de Espanha
    1:53
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22