sicnot

Perfil

Mundo

Queijo mais caro do mundo é de burra

Reuters

Acredita-se que ajuda a travar o envelhecimento, a aumentar o vigor e a imunidade. Vem da Sérvia e é considerada uma iguaria sem igual. É feito de leite de burra e o mais caro queijo do mundo.

© Marko Djurica / Reuters

Rico em vitaminas e minerais, o leite de burra ajuda a travar o processo de envelhecimento e é utilizado nos Balcãs para melhorar a imunidade desde os tempos idos. No Egito, reza a História que Cleópatra se banhava nele.

reuters

O queijo feito com este leite - "pule" - chega a custar 1000€ o quilo - um valor que se deve à extremamente baixa produção de leite de magarica (burra) na principal quinta que o produz na Sérvia (cerca de 300 mililitros por dia). As burras têm de ser ordenanhadas à mão, três vezes por dia.

Os burros domesticados dos Balcãs eram muito populares na Sérvia rural, mas a maquinaria moderna do século XX fez cair em desuso o animal. Muitos foram abatidos ou abandonados, até ser criada, desde há alguns anos, uma reserva de preservação da espécie, que produz leite e queijo de burra.

reuters

  • Desde 2005 morreram 72 bombeiros mas ninguém sabe quantos ficaram feridos
    2:02

    Reportagem Especial

    "Vidas de Fogo" é a Reportagem Especial desta noite, sobre os bombeiros feridos em combate a incêndios florestais. Este ano, durante o período mais crítico dos fogos, vão estar no terreno quase 10.000 operacionais. Grande parte são bombeiros voluntários. Vamos contar cinco casos de bombeiros feridos em combate e tentar saber como se recupera de um acidente, como se vive depois de queimado e como se lida com a morte de colegas durante um fogo.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.