sicnot

Perfil

Mundo

Queijo mais caro do mundo é de burra

Reuters

Acredita-se que ajuda a travar o envelhecimento, a aumentar o vigor e a imunidade. Vem da Sérvia e é considerada uma iguaria sem igual. É feito de leite de burra e o mais caro queijo do mundo.

© Marko Djurica / Reuters

Rico em vitaminas e minerais, o leite de burra ajuda a travar o processo de envelhecimento e é utilizado nos Balcãs para melhorar a imunidade desde os tempos idos. No Egito, reza a História que Cleópatra se banhava nele.

reuters

O queijo feito com este leite - "pule" - chega a custar 1000€ o quilo - um valor que se deve à extremamente baixa produção de leite de magarica (burra) na principal quinta que o produz na Sérvia (cerca de 300 mililitros por dia). As burras têm de ser ordenanhadas à mão, três vezes por dia.

Os burros domesticados dos Balcãs eram muito populares na Sérvia rural, mas a maquinaria moderna do século XX fez cair em desuso o animal. Muitos foram abatidos ou abandonados, até ser criada, desde há alguns anos, uma reserva de preservação da espécie, que produz leite e queijo de burra.

reuters

  • Ouvidas duas explosões junto ao estádio do Besiktas em Istambul

    Mundo

    Duas explosões foram ouvidas este sábado no lado europeu da cidade turca de Istambul, junto ao estádio de futebol do Besiktas, segundo agências de notícias internacionais. Até ao momento, sabe-se que pelo menos 20 pessoas ficaram feridas. A agência Reuters relata fumo a sair do recinto recentemente construído e fala ainda numa troca de tiros audível.

    Em desenvolvimento

  • Não houve negligência médica no caso do jovem em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19