sicnot

Perfil

Mundo

Repórteres Sem Fronteiras denunciam três homicídios de jornalistas no Brasil este ano

arquivo reuters

A organização não-governamental (ONG) Repórteres Sem Fronteiras lamentou hoje o homicídio de mais um jornalista no Brasil, o terceiro este ano, e apelou às autoridades do país para apurarem as responsabilidades.

Um jornalista brasileiro foi morto a tiro na cidade de Santo António do Descoberto, no estado de Goiás, revelou na segunda-feira a Federação Nacional de Jornalistas do Brasil.

João Miranda do Carmo, de 54 anos, era editor de um portal na internet em que denunciou casos de corrupção entre políticos locais e já tinha apresentado queixas na polícia por causa de ameaças.

A Repórteres Sem Fronteiras condena "com a maior firmeza o assassinato de João Miranda do Carmo e apela à justiça e à polícia local para identificarem, deterem e julgarem os responsáveis por este ato de uma imensa cobardia", afirmou o responsável pela ONG na América Latina, Emmanuel Colombié.

O Brasil é considerado pela Repórteres Sem Fronteiras um dos países mais perigosos da América Latina para os jornalistas, ocupando o 104.º lugar no 'ranking' deste ano da ONG da liberdade de imprensa, que integra 180 países.

O homicídio de João Miranda do Carmo foi o terceiro de um jornalista este ano no Brasil, segundo a Repórteres Sem Fronteiras. Em 2015, foram sete os jornalistas assassinados no Brasil.

  • Germano Almeida vence Prémio Camões

    Cultura

    O escritor cabo-verdiano Germano Almeida é o vencedor do Prémio Camões 2018, foi esta segunda-feira anunciado, no Hotel Tivoli, em Lisboa, após reunião do júri.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Eis os novos heróis de Vila de Aves
    3:03
  • Desportivo das Aves fora da Liga Europa

    Desporto

    O Desportivo das Aves não vai à Liga Europa e o Sporting terá entrada direta na fase de grupos. Apesar da conquista da Taça de Portugal, a equipa avense não se licenciou em tempo útil para poder participar na prova da UEFA, apurou a SIC.

  • E agora, Sporting? Semana de decisões e incertezas
    2:53
  • "Para primeiro dia de pesca da sardinha, não foi mau"
    2:19
  • "Desfiliei-me do PS mas continuo socialista"
    1:29

    País

    José Sócrates garantiu este domingo que não atacará o PS e que continua a ser socialista. O antigo primeiro-ministro participou num almoço de apoio, em Lisboa, com cerca de 100 pessoas, a maioria anónimos.