sicnot

Perfil

Mundo

UE apela à abolição da pena de morte na Indonésia

A União Europeia (UE) apelou hoje à Indonésia a abolição da pena de morte e que não aplique a pena capital a 14 pessoas condenadas a essa sentença, cujas execuções estão previstas para os próximos dias.

"A União Europeia pede ao país para parar todas as execuções e considerar unir-se à ampla comunidade de mais de 140 estados que aboliram a pena de morte ou que adotaram uma moratória", disse um porta-voz da alta representante da UE para a política exterior, Frederica Mogherini, num comunicado.

O porta-voz da chefe de diplomacia europeia recordou que "a UE se opõe à pena de morte sem exceção e pediu repetidamente a sua abolição".

O comunicado destaca que "a pena de morte é um castigo cruel e desumano, não serve como dissuasão e representa uma negação inaceitável da dignidade e da integridade humanas".

Várias pessoas protestaram terça-feira na capital do país, Jacarta, para que o governo deixe de aplicar a pena de morte na Indonésia.

Em 2015, as execuções por pena de morte alcançaram a quantidade mais alta em mais de 25 anos, segundo denunciou em abril a Amnistia Internacional (AI) no seu relatório anual.

Durante o último ano, cerca de 1.634 pessoas foram executadas, o que representa um aumento de 573 mortes em relação a 2014.

Segundo o relatório desta organização internacional, houve também um aumento no número de países que praticaram a pena de morte, que passou de 22 Estados em 2014 para 25 em 2015.

Lusa

  • Bernardo Silva no Manchester City

    Desporto

    O internacional português Bernardo Silva é o mais recente reforço do Manchester City, equipa inglesa treinada por Pep Guardiola, num contrato válido por cinco temporadas.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • Madonna despede-se: "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso!

    Cultura

    "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso! Mal posso esperar para voltar um dia e descobrir todos os teus segredos." Foi com estas palavras que Madonna se terá despedido esta sexta-feira de Portugal. Juntamente com a mensagem, a cantora publicou ainda uma fotografia no Estádio do Benfica.

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • EUA testam sistema de defesa antimíssil

    Mundo

    Os Estados Unidos realizam na próxima semana um teste ao seu sistema de defesa antimíssil que, pela primeira vez, terá em consideração uma eventual ameaça de um míssil balístico intercontinental, ação que terá em mente as recentes ameaças norte-coreanas.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00

    Pequenas grandes histórias

    Aconteceu na Rússia, na estação de televisão Mir24 TV. A pivô, Ilona Linarte, viveu um momento insólito, no estúdio, quando apresentava o jornal. Um cão de raça labrador preto apareceu atrás dela aos saltos. A pivô foi apanhada de surpresa e reagiu com humor.