sicnot

Perfil

Mundo

Vinte dissidentes cubanos em greve de fome

Guillermo Fariñas

© Ginnette Riquelme / Reuters

Cerca de vinte cubanos ligados à organização de oposição ao regime União Patriótica de Cuba (UNPACU) estão em greve de fome em protesto contra a crescente repressão no país, disseram na terça-feira dirigentes daquela estrutura.

Algumas pessoas estão há quase duas semanas em greve de fome, disse à agência de notícias EFE Ovidio Martín Castellanos, da direção da NPACU.

Guillermo Fariñas, um dos mais conhecidos dissidentes cubanos, integra o grupo em protesto, tendo iniciado a greve de fome a 20 julho. Está "cansado e sonolento", mas disposto a continuar, segundo disse o próprio à EFE.

Fariñas afirmou que este protesto é "muito importante" perante a crescente repressão violenta em Cuba, que tem vindo a ser denunciada por opositores ao regime de Raul Castro.

A UNPACU apelou a um dia de jejum hoje em vários pontos do país em solidariedade com os dissidentes em greve de fome, que pedem respeito pelos direitos humanos em Cuba.

O apelo da UNPACU é para que sejam respeitadas 12 horas de jejum e tem a expetativa de que cerca de 200 pessoas se unam ao protesto no país.

Em Miami, nos Estados Unidos da América, está também a ser organizada uma vigília que contará com a presença do líder da UNPACU, José Daniel Ferrer, ex-preso político que teve autorização para sair de Cuba, pela primeira vez, em junho deste ano.

Lusa

  • Aviação russa matou mais de 11 mil pessoas na Síria

    Mundo

    Pelo menos 11.612 pessoas morreram na Síria em resultado dos bombardeamentos da aviação russa, aliada do Governo de Damasco, iniciados em 30 de setembro de 2015, de acordo com dados publicados hoje pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

  • Mais de 500 casos de sarampo na Europa este ano, avisa OMS

    Mundo

    Mais de 500 casos de sarampo foram reportados só este ano na Europa, afetando pelo menos sete países, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em Portugal, a OMS reconheceu oficialmente a eliminação do vírus do sarampo no verão do ano passado.