sicnot

Perfil

Mundo

Interpol resgata 2.700 vítimas de tráfico na América Central e do Sul

© Edgar Su / Reuters

A Interpol resgatou 2.700 pessoas, deteve 134 e desmantelou pelo menos sete redes de crime organizado numa operação contra o tráfico de seres humanos na América Central e do Sul, anunciou hoje aquela organização internacional.

Entre as vítimas contam-se 27 mulheres menores de idade, enviadas para diferentes países de como escravas sexuais, e também uma órfã de dois anos, oriunda das Honduras.

A operação Spartacus III contou com a participação de 25 países, incluindo Portugal e inicialmente concentrou-se em três dos aeroportos internacionais mais movimentados da América do Sul - Ministro Pistarini (Buenos Aires), Guarulhos (São Paulo) e Dorado (Bogotá).

No Peru, 900 polícias participaram numa operação contra a exploração sexual e contra o trabalho forçado na cidade mineira de La Rinconada, detendo cinco suspeitos e resgatando 190 mulheres e 250 homens.

A Spartacus III também teve como resultado o encerramento de uma agência de adoção brasileira, suspeita de traficar crianças e bebés do leste Europeu.

Na Colômbia a operação desmantelou a rede "Paiaguá", suspeita de ter enviado para a China centenas de mulheres e meninas sul-americanas. Também foi detido o venezuelano Johnny Eliexer Cordero Belisario, contra quem tinha sido emitido um mandado de captura por suspeita de tráfico de seres humanos e de exploração sexual na República Dominicana.

Pelo menos 32 pessoas foram detidas na Colômbia por participação em redes de tráfico de migrantes.

A Interpol anunciou os resultados desta operação dois dias antes de se assinalar o dia mundial contra o tráfico de seres humanos, a 30 de julho.


Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.