sicnot

Perfil

Mundo

Interpol resgata 2.700 vítimas de tráfico na América Central e do Sul

© Edgar Su / Reuters

A Interpol resgatou 2.700 pessoas, deteve 134 e desmantelou pelo menos sete redes de crime organizado numa operação contra o tráfico de seres humanos na América Central e do Sul, anunciou hoje aquela organização internacional.

Entre as vítimas contam-se 27 mulheres menores de idade, enviadas para diferentes países de como escravas sexuais, e também uma órfã de dois anos, oriunda das Honduras.

A operação Spartacus III contou com a participação de 25 países, incluindo Portugal e inicialmente concentrou-se em três dos aeroportos internacionais mais movimentados da América do Sul - Ministro Pistarini (Buenos Aires), Guarulhos (São Paulo) e Dorado (Bogotá).

No Peru, 900 polícias participaram numa operação contra a exploração sexual e contra o trabalho forçado na cidade mineira de La Rinconada, detendo cinco suspeitos e resgatando 190 mulheres e 250 homens.

A Spartacus III também teve como resultado o encerramento de uma agência de adoção brasileira, suspeita de traficar crianças e bebés do leste Europeu.

Na Colômbia a operação desmantelou a rede "Paiaguá", suspeita de ter enviado para a China centenas de mulheres e meninas sul-americanas. Também foi detido o venezuelano Johnny Eliexer Cordero Belisario, contra quem tinha sido emitido um mandado de captura por suspeita de tráfico de seres humanos e de exploração sexual na República Dominicana.

Pelo menos 32 pessoas foram detidas na Colômbia por participação em redes de tráfico de migrantes.

A Interpol anunciou os resultados desta operação dois dias antes de se assinalar o dia mundial contra o tráfico de seres humanos, a 30 de julho.


Lusa

  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.