sicnot

Perfil

Mundo

Le Pen pede suspensão imediata das negociações de adesão da Turquia à UE

​A líder do partido de extrema-direita francês pediu a suspensão imediata das negociações de adesão à União Europeia (UE) da Turquia, país que, segundo a eurodeputada, enfrenta atualmente uma "loucura depuradora" sem limites.

"A loucura depuradora do Governo islâmico de Ancara não conhece limites e derruba um a um os últimos pilares da democracia turca, conduzindo o país para o caminho de uma ditadura confessional", disse Marine Le Pen num comunicado, sublinhando que encarou como uma provocação a manutenção do processo negocial entre a Turquia e Bruxelas.

Na sequência da tentativa de golpe militar, de 15 de julho, o executivo turco declarou o estado de emergência e desencadeou uma purga em diversos organismos estatais e setores da sociedade turca para localizar os alegados seguidores de Fethullah Gülen, o clérigo e opositor exilado nos Estados Unidos e que Ancara acusa de ter patrocinado o golpe.

Na mesma nota, Marine Le Pen frisou que a UE iniciou as negociações de adesão "contra a opinião dos povos" e destacou que o processo "já custou muito aos contribuintes franceses que nunca foram consultados".

A líder da Frente Nacional indicou que será "intolerável e inaceitável" se a Comissão Europeia "mantiver um silêncio cúmplice perante um poder agarrado ao despotismo, que atropela sem vergonha a democracia e o Estado de Direito", princípios inscritos nos critérios de adesão.

Especialmente quando, segundo apontou a eurodeputada, a Comissão Europeia "acreditou que podia intrometer-se e criticar de forma escandalosa a opção soberana dos eleitores britânicos no referendo do 'Brexit'.

Lusa

  • O que o mundo diz sobre o busto de Cristiano Ronaldo

    Desporto

    O Aeroporto Cristiano Ronaldo foi inaugurado esta quarta-feira. A notícia foi dada pelos meios de comunicação de todo o mundo, que não deixaram passar o busto do jogador português, apresentado pelo próprio. A estátua foi amplamente comentada e analisada, com palavras como "terrível", "duvidoso" e "bizarro".

    Ana Rute Carvalho

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.