sicnot

Perfil

Mundo

Le Pen pede suspensão imediata das negociações de adesão da Turquia à UE

​A líder do partido de extrema-direita francês pediu a suspensão imediata das negociações de adesão à União Europeia (UE) da Turquia, país que, segundo a eurodeputada, enfrenta atualmente uma "loucura depuradora" sem limites.

"A loucura depuradora do Governo islâmico de Ancara não conhece limites e derruba um a um os últimos pilares da democracia turca, conduzindo o país para o caminho de uma ditadura confessional", disse Marine Le Pen num comunicado, sublinhando que encarou como uma provocação a manutenção do processo negocial entre a Turquia e Bruxelas.

Na sequência da tentativa de golpe militar, de 15 de julho, o executivo turco declarou o estado de emergência e desencadeou uma purga em diversos organismos estatais e setores da sociedade turca para localizar os alegados seguidores de Fethullah Gülen, o clérigo e opositor exilado nos Estados Unidos e que Ancara acusa de ter patrocinado o golpe.

Na mesma nota, Marine Le Pen frisou que a UE iniciou as negociações de adesão "contra a opinião dos povos" e destacou que o processo "já custou muito aos contribuintes franceses que nunca foram consultados".

A líder da Frente Nacional indicou que será "intolerável e inaceitável" se a Comissão Europeia "mantiver um silêncio cúmplice perante um poder agarrado ao despotismo, que atropela sem vergonha a democracia e o Estado de Direito", princípios inscritos nos critérios de adesão.

Especialmente quando, segundo apontou a eurodeputada, a Comissão Europeia "acreditou que podia intrometer-se e criticar de forma escandalosa a opção soberana dos eleitores britânicos no referendo do 'Brexit'.

Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi o deputado eleito pelo círculo de Braga. Agora vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Esta saída pode colocar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.