sicnot

Perfil

Mundo

Le Pen pede suspensão imediata das negociações de adesão da Turquia à UE

​A líder do partido de extrema-direita francês pediu a suspensão imediata das negociações de adesão à União Europeia (UE) da Turquia, país que, segundo a eurodeputada, enfrenta atualmente uma "loucura depuradora" sem limites.

"A loucura depuradora do Governo islâmico de Ancara não conhece limites e derruba um a um os últimos pilares da democracia turca, conduzindo o país para o caminho de uma ditadura confessional", disse Marine Le Pen num comunicado, sublinhando que encarou como uma provocação a manutenção do processo negocial entre a Turquia e Bruxelas.

Na sequência da tentativa de golpe militar, de 15 de julho, o executivo turco declarou o estado de emergência e desencadeou uma purga em diversos organismos estatais e setores da sociedade turca para localizar os alegados seguidores de Fethullah Gülen, o clérigo e opositor exilado nos Estados Unidos e que Ancara acusa de ter patrocinado o golpe.

Na mesma nota, Marine Le Pen frisou que a UE iniciou as negociações de adesão "contra a opinião dos povos" e destacou que o processo "já custou muito aos contribuintes franceses que nunca foram consultados".

A líder da Frente Nacional indicou que será "intolerável e inaceitável" se a Comissão Europeia "mantiver um silêncio cúmplice perante um poder agarrado ao despotismo, que atropela sem vergonha a democracia e o Estado de Direito", princípios inscritos nos critérios de adesão.

Especialmente quando, segundo apontou a eurodeputada, a Comissão Europeia "acreditou que podia intrometer-se e criticar de forma escandalosa a opção soberana dos eleitores britânicos no referendo do 'Brexit'.

Lusa

  • Coutinho e Neymar salvam Brasil já na compensação

    Mundial 2018 / Brasil

    O Brasil venceu a Costa Rica por 2-0 numa partida a contar para a 2ª jornada do grupo E do Mundial da Rússia. Contas feitas, o Brasil sobe para o primeiro lugar do grupo, com 4 pontos, seguido da Sérvia com 3 pontos. A Suíça (1 ponto) e a Costa Rica (0 pontos) ocupam, assim, os últimos lugares da tabela.

  • O choro intenso de Neymar explicado pelo próprio
    0:51
  • Moutinho e Raphael Guerreiro de "baixa", Fonte disponível "para tocar bombo"
    1:52
  • Mulher morre após ser mandada para casa pelo Centro Hospitalar do Oeste
    2:23

    País

    Uma mulher morreu depois de ter tido alta no Centro Hospitalar do Oeste. Há fortes suspeitas que tenha sido vítima de um diagnóstico mal feito por uma empresa de telemedicina. O Bastonário da Ordem dos Médicos quer avaliar todos os contratos do Estado com serviços de telemedicina e impedir que as empresas e os hospitais fujam às responsabilidades. Até agora ninguém foi responsabilizado, a família apresentou várias queixas e Entidade Reguladora da Saúde abriu um inquérito.

  • Antigo campeão nacional de Ori-BTT, de 19 anos, morreu em colisão com carro
    1:42

    País

    Um ciclista de 19 anos morreu e o pai ficou gravemente ferido, numa colisão com uma viatura que fazia uma inversão de marcha, em Loulé, na quarta-feira. Quando o acidente aconteceu, o jovem estava a treinar para um campeonato na Hungria, onde ia participar dentro de poucos dias. Duarte Lourenço, que chegou a ser campeão nacional de Ori-BTT, pertencia ao escalão de Juniores, devido à sua idade, mas por vontade própria fazia escalão Sénior.