sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 15 mil pessoas já foram detidas na Turquia

Na Turquia, prossegue a purga levada a cabo pelas autoridades na sequência do golpe falhado de 15 de julho. De acordo com a Amnistia Internacional, o número de pessoas detidas já ultrapassou as 15 mil.

A organização de defesa dos direitos humanos denunciou também inúmeros casos de tortura e de desaparecimentos.

Além das detenções, que estão a ser realizadas ao abrigo do Estado de Emergência, decretado por três meses, há milhares de funcionários públicos demitidos ou suspensos das suas funções.

Entre militares, médicos, professores, juízes e procuradores, serão mais de 45 mil as pessoas afastadas dos cargos que ocupavam na estrutura do Estado.

A purga atinge sobretudo pessoas com suspeitas de ligações ao teólogo Fethullah Gülen, exilado nos Estados Unidos, que, segundo o presidente turco Recep Erdogan, está alegadamente por trás da tentativa de golpe de Estado falhada.

Cerca de 25 empresas de media e 20 sites de notícias, considerados próximos de Gulen, foram encerrados e 47 antigos funcionários e jornalistas do diário Zaman, que até março era controlado por pessoas ligadas a Gulen, foram detidas.

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.