sicnot

Perfil

Mundo

Obama oferece apoio a Merkel na investigação de atentados e ataques na Alemanha

© Kevin Lamarque / Reuters

O Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, ofereceu ajuda à Alemanha na investigação dos ataques e atentados recentes no país europeu, numa conversa telefónica com a chefe do Governo alemão, Angela Merkel.

"O Presidente e a chanceler também falaram sobre a situação na Ucrânia e reiteraram a importância urgente de acabar de forma duradoura com a violência no leste da Ucrânia e da aplicação completa e rápida dos acordos de Minsk", segundo um comunicado da Casa Branca.

Obama falou com Merkel na quarta-feira, "a quem apresentou as condolências do povo americano às vítimas dos recentes atentados terroristas e ataques no sul da Alemanha", informa a Presidência norte-americana.

Os dois "reafirmaram a necessidade de uma cooperação estreita entre os Estados Unidos e a Alemanha" na luta contra o terrorismo e nas questões de segurança em geral, acrescenta a mesma nota.

Lusa

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.