sicnot

Perfil

Mundo

Paris e Londres pedem fim do "desastroso" cerco à cidade de Alepo

O chefe da diplomacia francesa Jean-Marc Ayrault e o seu homólogo britânico Boris Johnson apelaram esta quinta-feira ao regime sírio e seus aliados para terminarem o "desastroso" cerco à cidade de Alepo.

"Os ministros apelam solenemente aos aliados do regime sírio para o fim imediato destas operações que violam a trégua acordada em Munique, e a lei internacional", referem numa declaração conjunta após um encontro em Paris.

As consequências do cerco "incluindo o bombardeamento de civis e instalações médicas, já são desastrosas e podem originar mais refugiados", refere a declaração.

Os ministros apelam "à restauração total e imediata" do acordo para o fim das hostilidades e a "progressos destinados a estabelecer uma autoridade transitória com poderes executivos totais".

Os ministros consideraram ainda que o cerco da cidade, onde cerca de 300.000 pessoas estão encurraladas, "torna impossível o recomeço das negociações de paz".

A declaração assinala a convicção dos dois ministros sobre a "capacidade particular da Rússia em persuadir o regime de Assad a terminar com a guerra e regressar à mesa negocial".

Os residentes em Alepo têm-se referido a escassez de alimentos e um aumento incontrolável dos preços nos distritos sob controlo rebele desde o corte pelas forças do regime, no início de julho, da principal rota de abastecimento em direção à cidade.

Os apelos de Paris e Londres surgem no momento em que a Rússia anunciou uma operação de ajuda "em larga escala" destinada aos civis encurralados em Alepo e às forças rebeldes que estão a abandonar a cidade, enquanto o Presidente Assad anunciou uma amnistia para os combatentes que se renderem.

O enviado da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, manifestou esta semana a esperança de um recomeço das conversações de paz para o final de agosto.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..