Detido líder religioso afegão por raptar e desposar menina de seis anos
29.07.2016 23h04
Um "mullah" (líder religioso) afegão foi detido por ter raptado e desposado uma menina com seis anos, informaram os dirigentes provinciais de uma região remota do Afeganistão, marcada por numerosos abusos contra as mulheres.
Mohammad Karim, com 60 anos, foi detido "há dois dias" na província de Ghor, no cento do país, apesar de garantir que a criança lhe tinha sido oferecida pelos pais como uma "oferta religiosa", indicaram aqueles responsáveis à AFP.
Mas, segundo o gabinete do governador, citando a família, a menina tinha sido raptada na província de Herat, fronteiriça com o Irão, há várias semanas, durante o Ramadão.
A vítima foi colocada num abrigo para mulheres e os seus pais estão em trânsito para a província, avançou a responsável para os assuntos femininos de Ghor, Masoom Anwari, que acrescenta que ela está em estado de choque.
"A menina não fala e só repete uma coisa: 'Tenho medo do homem'", detalhou.
A idade legal para o casamento no Afeganistão é de 16 anos para as raparigas e 18 para os rapazes.
Este novo caso de casamento precoce ocorre duas semanas depois da morte dolorosa de uma adolescente de 14 anos, casada desde os 12, também na província de Ghor.
Zahra, morta devido a queimaduras profundas, depois de dois anos de tormentos e maus tratos, tinha sido dada a uma família em troca de uma nova esposa para o seu pai.
O pai de Zahra tinha assim casado com a irmã do marido da sua filha.
A Comissão Independente dos Direitos Humanos no Afeganistão, em 2015, registou 235 casamentos precoces, metade dos quais envolvendo meninas com entre 11 e 15 anos, mas em 7% dos casos as idades situavam-se entre os sete e os 10 anos.
Uma outra prática afegã, o 'baad', consiste em oferecer uma menina para regular um diferendo entre famílias.
Lusa
Relacionados
-
Mil milhões de crianças sofreram abusos físicos e sexuais em 2015
A Organização Mundial de Saúde (OMS), que apresentou hoje um conjunto de medidas para acabar com a violência infantil pelo mundo, declarou que, em 2015, mil milhões de crianças sofreram abusos físicos, sexuais e psicológicos.
-
APAV lança campanha de prevenção de abusos sexuais de crianças e jovens
A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) lança hoje uma campanha de prevenção de abusos sexuais de crianças e jovens, apelando à denúncia deste crime, para que possa ser investigado e a criança apoiada.
Na Homepage
- 1:25
-
Benfica vence no Estoril com golo nos descontos
Um golo de Salvio nos descontos deu este sábado ao Benfica uma vitória no terreno do Estoril Praia, por 2-1, em jogo da 31.ª jornada da I Liga, colocando os encarnados provisoriamente na liderança.
- 1:10
Ivo Vieira acredita na permanência, Rui Vitória diz que nada está decidido
O treinador do Estoril, Ivo Vieira, continua a acreditar que os canarinhos vão garantir a permanência na Primeira Liga. Do lado do Benfica, Rui Vitória lamentou os golos desperdiçados e afirmou que o campeonato não está decidido.
21.04.2018 às 23h53
- 1:33
-
- 1:19
O "telefone vermelho" entre Coreias é, afinal, branco e já está operacional
21.04.2018 às 15h21
- 2:32
-
-
Índia aprova pena de morte para violadores de crianças com menos de 12 anos
21.04.2018 às 17h27
-
Fotos da semana
Nesta semana que agora termina, mostramos-lhe a atualidade nacional e internacional em imagens.