sicnot

Perfil

Mundo

Erdogan manda UE e EUA meterem-se nos seus assuntos

​O Presidente turco mandou os Estados Unidos e a União Europeia (UE) meterem-se nos seus assuntos, depois das críticas dos ocidentais relativas à repressão sobre as pessoas suspeitas de envolvimento no golpe de Estado falhado.

"Alguns dão-nos conselhos. Eles dizem que estão preocupados. Metam-se nos seus assuntos! Olhem para os seus próprios atos", disse Recep Tayyip Erdogan, a partir do palácio presidencial.

"Nem uma única pessoa veio para dar condolências, nem a União Europeia ... ou do Ocidente". E, então, eles dizem que 'Erdogan tem tanta raiva'!", sublinhou o Presidente, já irritado.

"Esses países ou líderes que não estão preocupados com a democracia da Turquia, com a vida do nosso povo, com o seu futuro - estão preocupados com o destino dos golpistas -, não podem ser nossos amigos", acrescentou.

Erdogan prometeu tomar todas as medidas, "dentro dos limites da lei", para a Turquia levar à justiça os autores da tentativa de golpe, que ocorreu a 15 de julho e no qual morrem mais de 200 pessoas.

O Presidente turco acrescentou que, num gesto de boa vontade, abandonou centenas de processos lançados contra pessoas acusadas de o insultar. As autoridades haviam dito, no início deste ano, que mais de 2.000 pessoas estavam sendo processadas por insultar o Presidente turco.

O primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, disse hoje também que a Turquia conseguiu erradicar todos os elementos militares ligados ao clérigo Fethullah Gülen (que vive nos Estados Unidos), depois da demissão de quase metade de seus generais e a prisão de muitos militares.

"Nós vamos tornar as nossas forças armadas mais fortes e vamos trabalhar para tornar este país mais seguro", disse Yildirim.

Nos últimos dias, a forças de segurança turcas têm detido milhares de pessoas, como jornalistas, professores universitários, entre outros.

CSR // JPS

Lusa/fim

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.