sicnot

Perfil

Mundo

Europol detém oito dos fugitivos mais procurados com ajuda de cidadãos

O serviço europeu de polícia (Europol) deteve oito dos fugitivos mais procurados na UE com a ajuda de cidadãos através de uma página na internet, lançada há seis meses, anunciou hoje a instituição.

Ao todo, 14 pessoas foram detidas e em oito detenções as pistas fornecidas pela plataforma online foram determinantes para a localização dos criminosos ou suspeitos de crimes, disse a Europol em comunicado.

Dos oito detidos com a ajuda dos cidadãos, seis encontravam-se num país europeu diferente do inicialmente previsto.

Da lista original de fugitivos, 28 continuam a monte.

Nas última atualizações da página, a Europol incluiu o líder de uma organização criminosa da Eslováquia, um belga condenado a 25 anos de prisão por múltiplas violações, dois homicidas dinamarqueses e dois homicidas búlgaros, e um ladrão da Letónia.

Para a Europol, a atenção mediática sobre a plataforma digital mostrou ser "muito importante" e permitiu "um valor acrescentado significativo" na detenção dos fugitivos.

A página, criada pela Rede Europeia de Equipas de Busca de Fugitivos Ativos (ENFAST, na sigla em inglês), fornece informações sobre criminosos procurados internacionalmente por terem cometido ou serem suspeitos de delitos graves ou atos terroristas no continente europeu.

Alguns foram condenados a longas penas ou foram sentenciados a prisão perpétua, indicou a Europol.

A plataforma é a primeira iniciativa pan-europeia que apresenta uma lista dos criminosos mais procurados.

Os cidadãos da UE e de outros países podem fornecer informações pela internet e, se preferirem, anonimamente.

Lusa

  • Polícias europeias fazem lista dos 45 criminosos mais procurados na Europa
    1:23

    Mundo

    Menos de 3 meses depois dos atentados de Paris, as polícias europeias uniram-se e lançaram uma lista dos 45 criminosos mais procurados na Europa. Salah Abdeslam, o cérebro dos ataques à capital francesa, tem destaque no site com versões em dezassete línguas. O site disponível em: www.eumostwanted.eu tem as fotos dos suspeitos e o contacto da força policial que o procura. Os cidadãos da União Europeia podem dar informações de forma anónima através do site que tem colaboração com a Europol.

  • Governo lança linha de crédito de 100 M€ para empresas situadas no interior

    País

    As políticas de valorização do interior, tema escolhido pelo primeiro-ministro, António Costa, abriram o debate quinzenal na Assembleia da República. O primeiro-ministro anunciou que o Governo vai lançar uma linha de crédito de 100 milhões de euros destinada exclusivamente a pequenas e microempresas empresas situadas no interior, a par da reprogramação do Portugal 20/20.

    Direto

  • Cachalote-pigmeu morreu pouco tempo depois de dar à costa em Lisboa
    1:13
  • PSD compara SNS a um "cenário de guerra", Centeno desdramatiza
    2:44

    Economia

    O ministro das Finanças esteve esta amanhã no Parlamento e voltou a não comprometer-se com aumentos salariais na função pública no próximo ano. Deu mesmo a entender que a medida não é prioritária. A discussão passou também pelo Serviço Nacional de Saúde. Centeno desdramatizou as carências mas o PSD comparou o que s passa a um cenário de guerra.

  • 14 sacerdotes suspensos por abusos sexuais no Chile

    Mundo

    A diocese da cidade chilena de Rancagua anunciou na terça-feira a suspensão de 14 sacerdotes implicados num novo escândalo de abusos sexuais sobre jovens e menores. Todos eles pertenciam a um grupo de se autointitulou de "La Familia", segundo a investigação jornalística.